quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Gallup de pesquisas: vai aumentar pressão pela legalização ampla da maconha nos EUA

Fonte: Blog do Maierovitch

O Gallup é um antigo e prestigiado instituto de pesquisas

Na sua última e recém publicada pesquisa consta que metade dos norte-americanos são favoráveis à legalização da maconha.

Hoje, os jornais norte-americanos e os europeus destacaram uma nota conclusiva emitida ontem pelo Gallup:  “Se a tendência (legalização) se confirma, aumentará a pressão para se modificar a lei”.

Metade da população favorável à legalização não significa ausência de um gradual processo de reflexão e amadurecimento. No ano de 1969 foi realizada a primeira pesquisa do Gallup e, pelo verificado,  apenas 12% dos consultados responderam afirmativamente à legalização da maconha. Interessante notar que os restantes 84% não se opunham apenas à legalização da maconha mas desejavam a continuação da proibição para todas as drogas elencadas como proibidas por lei.

No ano de 2010, sempre segundo o Gallup, faltaram quatro pontos percentuais para se chegar à metade que, neste 2011, se alcança e a favor da legalização  da maconha para todos os empregos.

Os progressistas estão em maior número  na região Oeste do país: 55% de favoráveis.

Pelo resultado da pesquisa apresentada pelo Gallup, pode-se verificar que, proporcionalmente, os sustentadores da legalização são mais numerosos dentre os de ideologia de esquerda: 69%. Nesse universo (69%), os jovens, entre 18% e 29%, predominam( 62%).

A pesquisa do Gallup surpreendeu os conservadores que, em novembro de 2010, comemoraram a reprovação, por referendum, de um projeto de lei da Califórnia que legalizava o uso lúdico-recreativo, o cultivo e a comercialização da erva canábica.

Não se deve confundir o objeto da pesquisa do Gallup que trata de resultado sobre legalização ampla. Nos EUA, 16 estados permitem a produção e o comércio da maconha para fins médico-sanitários, ou seja, pode-se comprar com a apresentação de receita médica. Mais ainda, cooperativas médicas dedicam-se à importação da erva canábica para uso medicinal.

Pano Rápido. Acerta o Gallup ao ressaltar a tendência pela pressão. Afinal, em 2009 e este é o último dado revelado pelo FBI, cerca de 850.000 estadunidenses foram presos por crimes correlacionados à marijuana.

–Wálter Fanganiello Maierovitch–

Um comentário:

  1. Todo mundo sabe mas ninguem assume!
    A maconha ainda vai salver o planeta!
    E bem que podia começar me salvando primeiro... huahauahuahauah
    Salva eu ae!

    ResponderExcluir