segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EUA: produtores de maconha avançam sobre pequenas fazendas

Fonte: Terra

Fiscal amontoa pés de maconha confiscados em uma pequena fazenda, novo alvo dos grandes produtores. Foto: AP

Os produtores de maconha do Estado da Califórnia vêm adotando uma nova estratégia para o cultivo da droga. De acordo com informações da agência AP, as grandes plantações da cannabis sativa, historicamente utilizadas no Estado, têm sido trocadas por menores unidades de cultivo, localizadas em fazendas ou pequenas propriedades rurais.

O objetivo central do novo procedimento é escapar da fiscalização estatal de combate à droga. Em 2010, segundo a AP, 4,3 milhões de plantas de maconha foram confiscadas pelos agentes públicos, causando um prejuízo de bilhões de dólares à indústria dos narcóticos. Este ano, no entanto, a fuga das grandes plantações já fez cair pela metade a apreensão.

A busca pelas pequenas propriedades está ancorada na lei californiana de 1996, que autoriza o uso e mesmo o cultivo de maconha a pacientes com prescrição médica para o uso da droga. Assim, os grandes produtores têm encontrado em pequenos proprietários de imóveis rurais - ou mesmo fazendeiros que queiram incrementar seus lucros - a saída para manter o cultivo fora do alcance do poder público.

Geograficamente, a mudança da estratégia desloca a maconha das montanhas - territórios antigamente mais isolados do foco dos investigadores - para as pequenas propriedades no Vale Central da Califórnia. A situação do Condado de Fresno é exemplar: o confisco de plantações nas montanhas caiu de uma média de 70 para 9 em 2011, enquanto que os casos de fazendas aumentaram de 37 para 121.

Alguns pequenos proprietários, quando abordados pelos fiscais, aceitam desfazer-se das plantas; trata-se, porém, de um processo trabalhoso e demorado. As autoridades acreditam ainda que grande parte da produção da nova estratégia encontrada pelos produtores seja exportada até mercados dos Estados do Texas, de Illinois e Boston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário