quarta-feira, 27 de julho de 2011

Há mais gente a plantar cannabis

Fonte: TVI24

GNR diz que o aumento não é “por dar ganhos astronómicos, mas porque tudo o que rende é lucro”.

O distrito do Porto, com quatro casos, está a liderar este ano o ranking do cultivo de cannabis, um ilícito que segundo fonte da Investigação Criminal da GNR regista um aumento significativo, escreve a Lusa.

Dados compilados a partir de notícias de divulgadas no site da GNR dão conta da apreensão de plantações de cannabis em praticamente todos os distritos do Continente, mas com maior predominância, a seguir ao Porto, nos distritos de Braga, Bragança, Coimbra, Leiria e Faro, com dois casos cada.

Os registos da GNR indicam ainda que a corporação já deteve este ano mais de duas dezenas de pessoas envolvidas no cultivo da cannabis e apreendeu pelo menos 909 pés da planta.

Fonte do Núcleo de Investigação Criminal da GNR, que trabalha na área das drogas, disse à Lusa que a plantação da cannabis é uma actividade que está a registar «um aumento significativo, não por dar ganhos astronómicos, mas porque tudo o que rende é lucro».

De acordo com a fonte, «é fácil arranjar as sementes e a única preocupação que dá é fazer uma rega diária» e, numa fase posterior, a secagem e a trituração.
Uma planta de um metro de altura dará para 15 embalagens de cinco gramas, que se vendem, em média, a 20 euros cada.

Porém, as vendas limitam-se geralmente a círculos restritos e há muitos casos em que as plantações se destinam apenas a alimentar consumos próprios.

As informações da GNR relativas a este ano permitem ainda concluir que a média de idades de quem cultiva cannabis em Portugal é de 35 anos de idade, mas em pelo menos um caso - detectado este ano, em Vila do Conde, Porto - a actividade ilícita era desenvolvida por um cidadão de 61 anos.

Embora o maior número de plantações ilegais tenha sido detectado no norte, o caso mais significativo deste ano foi descoberto em Ourém, distrito de Santarém, onde a GNR desmantelou este mês um complexo composto por quatro estufas de produção de cannabis e cogumelos alucinogénios.

complexo tinha associado um sistema de irrigação, iluminação, aquecimento, ventilação, secagem e selecção de sementes. Foram detidos os proprietários.
Outro caso significativo ocorreu também este mês, em Vila do Bispo, Algarve, onde a GNR desmantelou três plantações de cannabis que um homem tinha dissimulado em diversos locais da propriedade.

Foram apreendidas cerca de 100 plantas, algumas com mais de dois metros de altura.

Alguns dos envolvidos na cultura da cannabis foram apanhados com armas e/ou munições e pelo menos um já cumpriu pena de prisão por tráfico de droga.
O episódio mais curioso data já do ano passado e passou-se em Azurara, Vila do Conde, aonde a GNR foi descobrir 100 pés de cannabis no interior de uma habitação parcialmente transformada em estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário