sábado, 23 de julho de 2011

George Clinton comemora 70 anos fumando maconha em festival

Fonte: JB

George Clinton comemorou seus 70 anos cantando no Balck na Cena

Com a responsabilidade de encerrar o primeiro dia do festival Black na Cena, que acontece até domingo (24) na Arena Anhembi em São Paulo, o cantor George Clinton comemorou seu aniversário de 70 anos, completados nessa nesta-feira (22), fumando um cigarro de maconha, dado por um fã em uma das primeiras músicas de seu show de mais de uma hora e meia. A apresentação começou pontualmente às 2h30 da madrugada desse sábado (23), anunciada de surpresa por membros do Public Enemy, os pelos rappers Flavor Flav e Chuck D.

Como presente de aniversário, o fundador do Parliament-Funkadelic ganhou da produção do festival um buquê de rosas brancas e vermelha e um bolo com cobertura de marshmallow e morangos, que não deu tempo nem de cortar: ele se serviu com as próprias mãos e passou a cobertura branca no rosto do guitarrista Michael Elton e do rapper Flavor Flav. Ainda recebeu um Parabéns a Você, encorajado por Flav, que disse, em inglês: "me ajudem, não sei cantar em português". E a plateia respondeu, com uma mistura de línguas, o hino de aniversário a George Clinton, que em agradecimento deu um beijo no rosto do rapper.

George Clinton e sua banda composta por 26 integrantes começaram a festa musical "soul-funk" com o hit do Funkadelic, Cosmic Stop, e seguiram com Flash Light, do Parliament. Nessa última com participação de Flavor Flav e da neta de George, a rapper SatIVa Clinton. Ele transformou o palco do festival em um revival da era disco com seus músicos enfileirados à frente do palco, embalados por acordes do saxofone (à esquerda) e de backing vocals (à direita). As vozes de apoio eram formadas por três mulheres vestidas com roupas exuberantes, uma delas ainda fazia performance com patins, e um senhor, provavelmente no auge dos 70 anos de idade como George, vestido com calça larga tipo esporte, agasalho e óculos escuros e um outro uma roupa que lembrava a dos Beatles na capa Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Com atitude digna de astro da noite, George vinha à frente do palco e fazia gestos como "quero mais", respondido pela plateia com aplausos. Então, em agradecimento, erguia a mão com o símbolo rock 'n' roll (dedos indicador e mindinho levantados). Era na plateia ainda que estavam outras estrelas da noite que, embaladas pelo ritmo contagiante dos acordes vindos do som psicodélico de George e banda, mostravam passos de dança de rua. Entre eles, um dos precursores do Hip Hop no Brasil, Nelson Triunfo, que chamou a atenção de Flavor Fav, que apontava para ele, mostrando a George a coreografia que o brasileiro aplicava às músicas.

Nos momentos finais da apresentação, os músicos se recolheram e em cena só ficou o guitarrista Michael Elton, que comandou um longo solo de guitarra, complementado por teclado e bateria. Em certo momento, George veio ao centro e, em movimentos que imitavam o de um maestro regendo uma orquestra, "pirou" com o som que vinha dos instrumentos. O show encerrou por volta das 4h da madrugada de sábado.

Comemoração

Com um setlist fechado antes de subir ao palco, George Clinton preferiu abortar a missão para fazer um show especial de aniversário "sem rédeas", contaram membros da produção ao Portal Terra. Ele dizia para a banda, na hora do espetáculo, o que gostaria que fosse tocado. Entre os sucessos, músicas das bandas que George encabeçou durante a sua carreira(Parliament e Funkadelic, que juntas compõem o nome da atual), comoSomething Stank, Freak of the Week, Let's Play House e Free Your Mind and Your Ass Will Follow.

Black na Cena O evento com artistas que representam a cultura afro na música, que segue até domingo (24), foi aberto nessa sexta-feira (22) com a banda de samba-rock Farufyno, seguida peelo Baile do Simonal (com Wilson Simoninha e Max de Castro), Sandra de Sá e Seu Jorge. Neste sábado (23) é a vez de se apresentarem: Xis, Marcelo Mira e Rincon Sapiência (16h); Lee "Scratch" Perry, Mad Professor e Roto Roots (17h30); Marcelo Yuka (19h); Public Enemy (20h30); Banda Black Rio com Criolo, Negra Li e Slim Rimografia (22h); Pato Banton (23h30); Jorge Ben Jor (1h); Olodum e Carlinhos Brown (2h30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário