terça-feira, 12 de abril de 2011

Novartis vai comercializar remédio à base de maconha

Fonte: Veja

Linha de produção do Sativex, medicamento feito à base de substâncias extraídas da maconha.A Novartis, uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, irá comercializar a droga Sativex, feita à base de maconha. Desenvolvida pela britânica GW Pharma, o licenciamento da droga custou aos cofres da Novartis 34 milhões de dólares, mais pagamento de royalties. Nos últimos meses, o Sativex teve a venda aprovada na América do Norte e na Europa. A Novartis vai agora ampliar o mercado e levar o Sativex à Ásia, África e Oriente Médio.

O remédio é indicado para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla com espasticidade, que são os espasmos musculares causados pela degeneração dos nervos. O Sativex usa duas substâncias da planta da maconha, o delta9-tetraidrocanabinol e o canabidiol. Essas substâncias ativam os receptores do cérebro que ajudam a diminuir os sintomas dos espasmos. Segundo a empresa, 50% das pessoas que sofrem com os espasmos causados pela esclerose múltipla apresentaram reações positivas ao remédio.

A GW já havia fechado acordos de licença para vendas do Sativex na Espanha com a Almirall, e na Grã-Bretanha e no Canadá com a Bayer. A droga também já está aprovada na Nova Zelândia e, espera-se, deve ser autorizada até o final do ano pela Alemanha, Itália, Suécia, Dinamarca, Áustria e na República Tcheca.

Um comentário:

  1. Sativex é o zaralho ! Isso sim é droga...

    Liberar esse remédio é uma hipocrisia, e mostra mais uma vez como as industrias farmaceuticas detem o poder, e vivem querendo lucrar em cima da doênça !!!

    Liberem a planta para o uso de todos, qualquer que seja! Principalmente para quem tem fins medicinais !!!

    valeu clipadao !!!
    O MAIOR ERRO DA HUMANIDADE É PROIBIR UMA PLANTA, TRANSFORMANDO-À EM DROGA !!!

    ResponderExcluir