segunda-feira, 4 de abril de 2011

Associação diz que uso de drogas aumenta violência

Fonte: PBAgora

O envolvimento de profissionais do sexo no mundo das drogas, segundo a Associação dos Profissionais do Sexo de Campina Grande, que representa cerca de 400 homens e mulheres cadastrados, tem aumentado o índice de violência nesse meio.

De acordo com Milene Ferreira, presidente da associação e coordenadora do Centro Informativo de Prevenção, Mobilização e Aconselhamento dos Profissionais do Sexo (Cipmac), a vida nas ruas por si só já é arriscada, mas a partir do momento em que há o envolvimento das profissionais com as drogas, isso tende a aumentar.

Ela disse que a maioria das pessoas fazem programas por questões financeiras relacionadas à própria sobrevivência familiar e pessoal, mas que tem aumentado o número de profissionais que entram na prostituição devido ao vício. “Muitos se tornam viciados e encontram na prostituição uma forma de garantir a droga. As drogas têm começado a chegar inclusive para aqueles que estão nas ruas por questão de sobrevivência, o que faz com que eles também comecem a trabalhar para alimentar o vício”, afirmou.

Milene informou que o trabalho de conscientização promovido pelo Cipmac, que desde o ano passado se transformou em um ponto de cultura, tem sido importante no sentido de alertar os profissionais quanto aos riscos que eles estão submetidos nas ruas. A problemática das drogas está sendo associada a outras políticas preventivas de saúde que já são desenvolvidas há vários anos, promovendo ações como a distribuição de preservativos e encaminhado as profissionais a atendimentos médicos e psicológicos.

Milene explicou que existe no mundo da prostituição as profissionais de renda baixa, que trabalham em pontos como as ruas João Pessoa e Índios Cariri, as de classe média, que trabalham em bares e boates e tem pontos fixos de encontro e as “acompanhantes de luxo”, as quais ela não considera profissionais. “O Cipmac atualmente está promovendo capacitações para os profissionais do sexo em geral. Estão em andamento os cursos de manicure e de informática básica e o de bijuterias deverá começar em breve.

2 comentários:

  1. Realmente o alcool deixa as pessoas mais violentas...

    ResponderExcluir
  2. as drogas e a prostituição sao dois grandes mercados estabelecidos por uma grande demanda, e de ambos o governo abriu mao da regulamentação.
    Finge que nao existe pq acha feio, imoral,
    mas existe.
    é como um pai que finge nao ter um problema com seus filhos, tendo um problema. E enquanto ele se preocupa em disfrçar pro vizinho a merda so aumenta. politica paternalista sim, mas de um pai bem burro.

    ResponderExcluir