quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maconha ainda é a droga mais consumida do mundo, diz Unodc

do O Repórter

Nova Iorque (Rádio ONU) - A maconha continua sendo a droga mais produzida e utilizada no mundo, segundo o 'Relatório Mundial sobre Drogas 2010', divulgado nesta quarta-feira.

O documento apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, mostra que a maconha é cultivada em quase todos os países e consumida entre 130 e 190 milhões de pessoas pelo menos uma vez por ano.

Mudanças

O relatório revela ainda mudanças nos padrões de abuso de substâncias ilícitas, como evidências de cultivo em locais internos de maconha para fins comerciais em 20 países, principalmente na Europa, Austrália e América do Norte.

Outra tendência é o deslocamento do consumo para novas substâncias. O número global de pessoas que usam estimulantes do tipo anfetamina é estimado entre 30 e 40 milhões, e deve ultrapassar em breve o total de consumidores de opiáceos e cocaína.

Houve aumento de 20% no número de laboratórios clandestinos em 2008, inclusive em países onde antes esses locais não existiam, e a fabricação do ecstasy tem aumentado na América do Norte e partes da Ásia.

Sobre o mercado de cocaína, o consumo diminuiu nos últimos anos nos Estados Unidos mas cresceu na Europa devido a mudanças nas rotas de tráfico.

Países Pobres

Os países pobres, que são os principais locais de abastecimento e de tráfico de drogas, também sentem os efeitos, com crescimento do uso de cocaína na África Ociental e na América do Sul e de heroína na África Oriental.

De acordo com o Unodc, a oferta mundial dos dois tipos de drogas mais problemáticos, opiáceos e cocaína, continua em declínio.

Só a área global de cultivo de ópio caiu 23% nos últimos dois anos e a produção deve cair bastante em 2010 devido a uma praga que pode destruir parte da papoula do Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário