Do Angola Press
Saurimo- A chefe do departamento de aconselhamento familiar da direcção provincial da família e promoção da mulher na Lunda Sul, Laurinda Lemessa Muzele, apontou hoje, em Saurimo, o uso de álcool como a principal causa das desavenças no seio familiar.
Em declarações hoje à Angop, a responsável esclareceu que as queixas que mais recebem sobre conflitos familiares têm sido motivados pelo uso de álcool, gerando troca de palavras que terminam por espancamentos ou mortes.
Segundo Laurinda Lemessa Muzele, em Saurimo muitos pais, mesmo trabalhando, não conseguem levar o pão à casa esquecendo-se das suas responsabilidades desviam o salário para pagar os “quilapis”, resultantes de sentadas com amigas e amigos.
Outra preocupação, realçou a fonte, são os casais divorciados, cujos parceiros se acham livres e não encontram medidas para a assistência dos filhos, criando assim dificuldades no sustento, assistência médica e educação.
Relativamente às medidas que têm sido tomadas para pôr fim a situação, Laurinda Lemessa disse que o único recurso que o MINFAMU tem é chamar as partes e aconselhá-las, embora poucos acatam estes conselhos, razão pela qual alguns casos são encaminhados para a DIPIC e à procuradoria.
Nos últimos cinco meses, Laurinda Lemessa Muzele disse terem registados 171 casos de violência, sendo 29 de violência física, 69 de violência psicológica, 71 de violência familiar e 2 de violência económica, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário