terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Anvisa quer proibir cigarros com sabores

do Correio de Uberlândia

A adição de sabores e aromatizantes aos produtos derivados do tabaco pode ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Agência abriu, nesta semana, uma consulta pública que propõe a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias, por exemplo, a esses produtos.

“Os sabores estimulam a iniciação de jovens e adolescentes no fumo, pois mascaram o sabor e odor desagradável do cigarro”, afirmou o gerente de produtos derivados do tabaco da Anvisa, Humberto Martins. Países como Estados Unidos e Canadá já proibiram o comércio dos cigarros aromatizados.

A proposta vale para qualquer produto que utilize em sua composição folhas de tabaco, destinado a ser fumado, inalado ou mascado. São considerados aditivos qualquer substância ou composto, que não seja tabaco ou água, utilizada no processamento, na fabricação e na embalagem de um produto fumígeno derivado do tabaco, incluindo os flavorizantes, os aromatizantes e os ameliorantes.

O texto proposto está em consonância com a decisão dos países membros da Convenção Quadro para Controle do Tabaco (CQCT). Na reunião da 4ª Sessão da Conferência das Partes (COP 4), realizada entre 15 e 20 de novembro de 2010, em Punta del Este, no Uruguai, os delegados de 172 países recomendaram a proibição do uso de aromatizantes no tabaco.

Como participar

Contribuições à consulta pública podem ser enviadas até o dia 31 de março de 2011, por escrito, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência de Produtos Derivados do Tabaco - Avenida Graça Aranha 206, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20030-001. As sugestões também podem ser enviadas por fax (61- 3462-6790) ou e-mail (controle.tabaco@anvisa.gov.br).

Saiba mais:

- Flavorizante: substância, natural ou sintética, ou mistura de substâncias que adicionada ao produto fumígeno derivado do tabaco confere ou intensifica sabor e aroma característicos.

- Aromatizante: substância, natural ou sintética, ou mistura de substâncias que adicionada ao produto fumígeno derivado do tabaco confere ou intensifica aroma característico
- Ameliorante: substâncias utilizadas para reduzir os aspectos irritantes da fumaça de

produtos fumígenos derivados do tabaco.

2 comentários:

  1. Definitivamente, não são "os sabores que estimulam a iniciação de jovens e adolescentes no fumo".

    ResponderExcluir
  2. pelos aromatizantes talvez não seja muito importante, mas tem muitos aditivos que são bem prejudiciais ao organismo, acho que proibindo esses aditivos maleficos eles fazem um bem pros fumantes que vão poder continuar fumando na boa e com menos riscos a saude

    ResponderExcluir