domingo, 19 de setembro de 2010

SC: candidata pede liberação da maconha e faz sucesso na rede

do Terra

Uma candidata a deputada federal em Santa Catarina pregou em pleno horário eleitoral a liberação da maconha e o casamento homossexual e vem fazendo sucesso na internet. A imagem da cannabis - planta que produz o haxixe e a maconha - vem sendo inclusive impressa em seus materiais de propaganda.

Com apenas 23 anos, Mariana Marques disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PDT catarinense. No programa eleitoral. a jovem fala da liberação da "cannabis e do casamento civil homossexual" e emenda um bordão: "quem é livre e consciente, 1202 na mente". No encerramento, a candidata ainda pede ao eleitor: "põe um legal na Câmara Federal".

O slogan adotado em sua campanha transformou-se em febre e rapidamente se espalhou em redes sociais. O vídeo de sua fala no programa do partido, com apenas 14 segundos, já contou com mais de 50 mil acessos no site "You Tube".

A jovem integra movimentos estudantis e foi convidada para ser candidata para ajudar a completar a cota de mulheres do partido. Ela decidiu então, levar a campanha a sério e diz estar satisfeita com a repercussão.

O slogan que vem sendo replicado na rede surgiu como uma forma de driblar a "censura" dentro do próprio partido. Na primeira gravação de seu depoimento, a coordenação política do PDT teria solicitado que ela retirasse a palavra "maconha" do seu programa.

"Regravei, substitui maconha por cannabis e usei a frase bota um legal para encerrar", disse. "Resolvi prosseguir com a candidatura e achei que as pessoas iriam gostar bem menos do que estão gostando. Recebi apoio até de quem não usa maconha ou não é homossexual".

Estudante de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina, Mariana mora desde 2007 em Florianópolis. Ela é uma das coordenadoras da Marcha da Maconha e do Instituto da Cannabis, formado em sua maioria por estudantes. A entidade debate a proibição da maconha e realiza pesquisas em Santa Catarina.

"Começamos uma pesquisa com os presos nas cadeias de Florianópolis. Estamos levantando quem foi preso por maconha, qual a faixa etária e situação social", disse. "As propostas de liberação da cannabis e da união civil entre pessoas foram fruto de discussões junto aos grupos de mulheres e de estudantes do qual participo. São temas que não podemos jogar para debaixo do tapete".

2 comentários:

  1. é isso ai, temos mais uma para defender nossos interesses na camarama, e ainda sendo uma mulher e bem jovem, tenho certeza que agora vai! Legalize já"

    ResponderExcluir