domingo, 12 de setembro de 2010

Crack, cocaína e maconha são as drogas mais encontradas

do Cruzeiro do Sul 

Entre os vários tipos de droga existentes, o crack, a cocaína e a maconha são as mais populares, devido ao fato de serem as mais apreendidas, sobretudo entre os menores traficantes, e que conforme a própria polícia admite, muitas vezes traficam exatamente para sustentar o vício.

Mas qual o poder de cada uma delas? Embora todas tragam consequências desastrosas, tanto na saúde como em âmbito social, o crack vem sendo apontado como uma das mais potentes pelo seu poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica.

O crack leva dez segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e ‘fissura por novas doses. As primeiras sensações são de euforia e bem-estar, descritas como o estalo, um relâmpago, o ‘tuim, na linguagem dos usuários. Na segunda vez, elas já não aparecem. Logo os neurônios são lesados e o coração entra em descompasso (de 180 a 240 batimentos por minuto). Há risco de convulsão, infarto e derrame e hemorragia cerebral, fissura, alucinações, delírios e morte. A droga aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Cocaína

Uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo, a cocaína é um psicotrópico, pois age no Sistema Nervoso Central, isto é, sua atuação é no cérebro e na medula espinhal, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e as ações das pessoas.

Há dois tipos de envenenamento pela cocaína: um caracterizado pelo colapso circulatório e, o outro, pela intoxicação do Sistema Nervoso Central - o cérebro, que é o órgão da mente. A respiração, primeiro é estimulada e, depois decai. A morte advém devido ao colapso cardíaco.

As alucinações provocadas por esse tipo de droga são terríveis: no início, um pouco de prazer, mas com o decorrer do tempo, o usuário pode ouvir zumbidos de insetos, queixando-se de desagradável cheiro de carrapatos; sente pequenos animais imaginários como vermes e piolho rastejando embaixo de sua pele, e as coceiras ou comichões quase o levam à loucura. Nos casos agudos de intoxicação, pode haver perfuração do septo nasal, e queda dos dentes, quando a fricção for nas gengivas.

A maneira como a cocaína é usada pode ter influência nos efeitos. Quanto mais rápido for absorvida e enviada para o cérebro, maior será a euforia experimentada. O reforço do próprio uso e a possibilidade de efeitos colaterais também são maiores.

Maconha

É a droga de entrada para consumo das outras drogas. Barata e de fácil acesso, o seu uso continuado interfere na aprendizagem, memorização e na fertilidade. É uma combinação de flores e folhas da planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza.

Causa vermelhidão nos olhos, boca seca, taquicardia; angústia e medo para uns, calma e relaxamento para outros. Vício mundial, a maconha é usada comendo-a, mascando-a, fumando-a; aspirando-a sob a forma de rapé, ou engolindo-a.

No Brasil, ela é mais usada e, seu emprego é mais comum sob a forma de ‘cigarros, que apresentam vários nomes, como: fininho, baseado, dólar, beck e pacau. Há cachimbos especiais para fumantes, e são conhecidos, em alguns países como ‘josie e, outros, ‘narguilé.

Não cria a dependência física, mas a psicológica. Dependendo da personalidade do usuário, pode ser brutal. Para abandonar o vício, a força de vontade do paciente tem de ser grande, exatamente para vencer sua necessidade psíquica de buscar a maconha. Fonte: Site Anti-Drogas (www.antidrogas.com.br)

Quadro

Número de menores envolvidos com tráfico entre janeiro e agosto de 2010

Jan - 23

Fev - 18

Mar - 14

Abr - 20

Mai - 21

Jun - 24

Jul - 32

Ago - 23

Um comentário: