segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Hackers x traficantes: Anonymous prepara ataque a cartel mexicano

Fonte: IDGNOW

Ação seria retaliação ao sequestro de um seus membros; quadrilha é acusada de ter matado jornalistas e opositores.

O grupo hacker Anonymous (que já tirou do ar sites de pedofilia) ameaçou expor a identidade de membros de um temido cartel de drogas mexicano no próximo dia 5/11, como uma forma de retaliação ao sequestro de um de seus integrantes. O coletivo já hackeou o site de um ex-oficial de estado, alegando que ele possui associações com os Zetas, um dos maiores grupos de tranficantes do México.

Mas a ação não possui o apoio de todos os membros do Anonymous, que se preocupam com uma possível retaliação (leia-se assassinatos) dos traficantes. No domingo, 30/10, alguns membros do grupo chegaram a tentar cancelar a iniciativa, porém integrantes importantes do Anonymous continuam a apoiá-la.

Um vídeo em espanhol publicado no YouTube em 6/10, por um usuário chamado "MrAnonymousguyfawkes", fazia ameaças de que o Anonymous publicaria os nomes, fotos e endereços de policiais, jornalistas e taxistas que colaboram com o cartel, esperando assim que o governo dos Estados Unidos entre em ação e prenda-os.

Parlamentares conhecem experiência europeia de políticas contra drogas

Fonte: Agência Senado

Um grupo de parlamentares está na Europa para conhecer experiências que possam auxiliar o Brasil na formulação de políticas públicas de enfrentamento ao uso de drogas. A iniciativa é da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas.

Os parlamentares vão conhecer os métodos de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social dos usuários de drogas de cada país visitado. Eles também querem conhecer legislações sobre o tema, o sistema de financiamento em cada país, a rede de qualificação profissional e as políticas de prevenção ao uso de drogas.

domingo, 30 de outubro de 2011

Soninha: FHC defender a maconha foi um sonho

Fonte: Band

Pré-candidata à prefeitura de São Paulo pelo PPS, ela afirma que não tem medo de mostrar a sua opinião e fala dos projetos para 2012

Aos 44 anos, Soninha Francine disputará pela segunda vez as eleições para a prefeitura de São Paulo. Depois de um quinto lugar no primeiro turno em 2008 (cerca de 270 mil votos), a ex-vereadora afirmou que espera um resultado bem diferente em 2012. Para isso, ela promete não fugir dos temas polêmicos em sua campanha pelo PPS. E dentre os assuntos abordados está o uso da maconha.

Em 2001, Soninha acabou demitida da TV Cultura após dar entrevista à revista Época e afirmar ser usuária de maconha, fato que teve grande repercussão na época. Dez anos depois, o assunto voltou a ganhar destaque na mídia em três frentes: o documentário com Fernando Henrique Cardoso na defesa da descriminalização, marcha da maconha em São Paulo e a recente confusão envolvendo alunos da USP com policiais.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cineasta aponta complô histórico por criminalização da maconha

Fonte: Vermelho.org

A maconha só passou a ser criminalizada após uma campanha difamatória arquitetada por empresários americanos das indústrias petroquímica, farmacêutica e celulose na década de 1930, com a conivência de banqueiros e do governo dos Estados Unidos. Essa é a tese mais polêmica do documentário “A Verdadeira História da Marijuana”, em cartaz na 35ª. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo a partir desta sexta (28).

Em seu filme, o diretor e roteirista Massimo Mazzucco tenta provar ao espectador que o cânhamo é a matéria-prima com a maior possibilidade de usos industriais e medicinais e, por isso, teria sido boicotada no início do século passado.

Liderada pelo empresário americano William Randolph Hearst, figura que inspirou Orson Welles no filme “Cidadão Kane”, a ofensiva teria evitado que o vegetal substituísse a madeira, o algodão e o petróleo no mercado.

Bebê encontra maconha em banheiro de lanchonete

Fonte: Época Negócios

A mãe pegou a filha de um ano e meio com uma coisa na boca, mas não era frango frito

Encontrar restos de talco, creme ou fraldas usadas é algo a que as mães que utilizam os fraldários de restaurantes e lanchonetes já estão acostumadas. Mas que o seu bebê encontre um pedaço de maconha e coloque na boca, ai é outra história.

A inglesa Stacey Rush estava trocando a fralda da filha de um ano e meio em um banheiro da rede KFC em Newbury, Reino Unido, quando percebeu que a criança tinha colocado algo na boca. Achando que se tratava de alguma comida, pegou a "bolinha escura" e examinou. Não era bala, era maconha.

Furiosa, a mãe terminou o serviço e foi reclamar ao gerente da loja, que simplesmente ofereceu um refresco para que a menina lavasse a boca.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Apreensão de maconha causa tumulto entre PM e alunos na USP

Fonte: Terra

A apreensão de uma quantidade não divulgada de maconha e a tentativa de levar os supostos usuários da droga para o 91º DP causou tumulto e bate-boca entre cerca de 300 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e policiais militares no início da noite desta quinta-feira, nos arredores da Faculdade de Filosofia, História e Geografia.

Por volta das 19h20, três estudantes foram detidos, mas acabaram protegidos por colegas e levados para o interior de um dos prédios. As polícias Militar e Civil não confirmam o uso de força, embora a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), Diana Assunção, tenha afirmado ao Terra que os soldados empregaram spray de pimenta, bombas de gás lacrimogênio e cacetetes para dispersar os manifestantes.

Lei obriga carente a fazer teste de drogas na Flórida

Fonte: Consultor Jurídico

Por João Ozorio de Melo

Uma lei da Flórida, que obriga pessoas carentes a fazer teste de drogas para se qualificar para uma pequena ajuda de assistência social — de US$ 180 mensais para uma pessoa e de US$ 364 mensais para uma família de quatro pessoas — foi suspensa temporariamente por uma juíza federal, por possivelmente violar o dispositivo constitucional que proíbe buscas e apreensões que não sejam razoáveis. As informações são do Washington Post, Reuters e outras publicações.

Nesta segunda-feira (24/10), em uma decisão de 37 páginas, a juíza distrital de Orlando, Flórida, Mary Scriven, concedeu liminar na ação movida pela União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu), em favor de um ex-veterano da Marinha, até o julgamento do mérito. Luis Lebron, 35 anos, que também sustenta um filho de 4 anos e a mulher incapaz, requereu o benefício por tempo limitado (até terminar o curso universitário no final deste ano), mas se recusou a fazer o teste.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Seguranças encontram plantação de maconha em indústria em SP

Fonte: Folha de São Paulo

Os seguranças da empresa Carbocloro, localizada na rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão (Baixada Santista), encontraram mudas de maconha plantadas em uma área de preservação ambiental, na segunda-feira (24).

A empresa afirma que o plantio ocupa uma área de reflorestamento fora de seu complexo industrial. As cerca de 60 mudas foram colocadas sem autorização.

"A Carbocloro está fornecendo todos os recursos necessários para que os órgãos competentes resolvam a situação e se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos", afirma em nota.

O caso foi registrado no 1º DP de Cubatão.

Amy Winehouse morreu por excesso de álcool, diz laudo

Fonte: G1

Consumo foi cinco vezes maior do que taxa de permissão para dirigir. Cantora britânica foi encontrada morta em sua casa em Londres em julho.

Amy Winehouse morreu por excesso de álcool, segundo laudo. A cantora britânica, que foi encontrada morta em sua casa em Londres, teve uma "morte acidental", após consumir quantidade de álcool cinco vezes maior do que a taxa de permissão para dirigir.

De acordo com o laudo, Amy tinha 416 mg de álcool por 100 ml de sangue - o limite para dirigir na Inglaterra é de 80 mg. Segundo Dra. Marta Jezierski, Diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, para uma mulher de cerca de 50 quilos atingir esse índice, ela precisaria beber o equivalente a uma dose de uísque a cada dez minutos durante três horas.

Após três semanas de abstinência, "a consequência não deliberada deste nível potencialmente fatal foi sua repentina e inesperada morte", informou Suzanne Greenway, responsável pelo inquérito que investiga a morte da artista.

Estudo afirma que maconha causa "caos cognitivo" no cérebro

Fonte: Terra

O consumo de maconha está associado a alterações na concentração e na memória que podem causar problemas neurofisiológicos e de conduta, indicou nesta terça-feira um estudo publicado pela revista Journal of Neuroscience.

Os pesquisadores descobriram que a atividade cerebral fica descoordenada e inexata durante os estados de alteração mental com resultados similares aos observados na esquizofrenia.

O estudo, produzido por cientistas da Universidade de Farmacologia de Bristol (Inglaterra), analisou os efeitos negativos da maconha na memória e no pensamento, o que pode provocar redes cerebrais "desorquestradas".

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Presidente colombiano defende a legalização da maconha

Fonte: BAND

Juan Manuel Santos fala sobre os esforços do país no combate às drogas e defende que medida iria levar à redução da violência

Um dos mais destacados inimigos das drogas pede ao mundo que endureça ainda mais este combate. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, quer que os líderes mundiais adotem medidas mais fortes e coordenadas no enfrentamento contra os traficantes e o uso de drogas pesadas, como cocaína e heroína. Em entrevista exclusiva ao Metro, Santos diz que legalizar drogas leves, como a maconha, pode ser um passo à frente, desde que a medida seja adotada globalmente.

“O mundo precisa discutir novas abordagens. Basicamente, ainda pensamos dentro dos mesmos paradigmas em que estivemos inseridos nos últimos 40 anos. Precisamos de muito mais cooperação e comprometimento – não apenas da América Latina, mas também da Europa e Estados Unidos. Eles (americanos e europeus) tendem a negligenciar a importância desse crime e isso diminui a nossa efetividade”, reclama.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dependentes usam chá do Daime para se livrar do vício

Fonte: Folha de São Paulo

Alcoólatras crônicos e usuários de drogas ilícitas, que se identificavam como "sem solução", afirmam terem abandonado décadas de vício com o chá ayahuasca, conhecido como Daime.

O tratamento com o chá não é divulgado publicamente. As recomendações correm de boca em boca só entre os membros de grupos religiosos que usam a bebida, como o Santo Daime e a União do Vegetal, além de dissidentes. Médicos e cientistas ainda estudam os efeitos da bebida para saber a causa da suposta eficácia contra o vício.

Dois ex-dependentes afirmaram à reportagem que tomaram conhecimento do chá por indicação de psiquiatras que frequentavam os rituais (para entrar nas seitas, o novato geralmente é apresentado por um membro).

Maconha expõe luta cultural e política

Fonte: Blog do Luis Nassif

A tempestade se acirrava e as folhas das árvores e a maconha eram as alternativas para boicotar a indústria.

Por Rafael M. Zanatto

Quando um cego grita pra outro cego, os dois
tropeçam na mesma pedra
.
Vincent Van Gogh

De volta, com os dois pés firmes no chão, na terra que um dia foi dos papagaios. Trago mais que um “trago” de lembranças de Amsterdam. Mas não esqueci por lá a sistemática, que por mais que queira dissolver, ela corrói por dentro todas as possibilidades de criação. Vai e volta desgraçado, que não consegue falar das bicicletas que rasgam a cidade pra lá e pra cá. Mas os carros são pragas que não morrem fácil. Alguns persistentes motoristas se arriscam a atropelar uma multidão de ciclistas. As regras já estão incorporadas e qualquer deslize, qualquer desatenção, como atravessar desavisado pela ciclovia, uma voz que rasga o vento velozmente de pronto adverte-lhe: Veja por onde anda! O sistema é planejado, a cidade, plana, os canais, cheios de água e barcos, casas que flutuam. Flores de todas as espécies, multicoloridas, pés de maconha em escolas de cultivo. Turistas, quantos turistas para conhecer a cidade “mais livre do mundo”, onde a prostituição é legalizada e a maconha, se pode fumar em cafés.

Operação da PM destrói 2,1 mil pés de maconha no Sertão de PE

Fonte: G1

Plantação, encontrada na cidade de Orocó, já estava na fase de colheita.Ainda foram apreendidos 202,6 kg de maconha, além de um motor-bomba

Uma operação da Polícia Militar de Pernambuco, durante o fim de semana, destruiu uma plantação com 2,1 mil pés de maconha, distribuídos em 700 covas, na Zona Rural do município de Orocó, Sertão do Estado, às margens do Rio São Francisco. Segundo a PM, a droga já estava na fase de colheita.

No local, também estavam enterrados 19 sacos com 202,6 quilos de maconha prontos para consumo, além de um motor-bomba que serve para irrigar a plantação. A droga e o motor foram apreendidos e ninguém foi preso. O caso está sendo investigado pela polícia de Cabrobó.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Genoma revela que propriedade alucinógena da maconha foi potencializada por homem

Fonte: O Globo

RIO - Não fosse ela, a medicina teria evoluído mais lentamente, as caravelas demorariam mais para chegar às Américas e diversos tecidos jamais teriam sido criados. A cannabis, hoje demonizada em boa parte do mundo por seu uso como entorpecente, tem propriedades quase esquecidas nos últimos cem anos. E foram elas, potencializadas há séculos pelo homem, que fizeram da planta a mais recente a ter o genoma mapeado.

A pesquisa é assinada pelo bioquímico Jon Page e o biólogo Tim Hughes, respectivamente das universidades de Saskatchewan e Toronto, no Canadá. Em seu artigo à revista "Genome Biology", ambos qualificam a cannabis como uma "planta útil", que serve para alimentação, material de construção e remédio - embora todas esses serviços esbarrem em sua má reputação.

O fim da guerra ao verde

Fonte: Estado de S.Paulo

NELSON MOTTA 

O Gallup informa: metade dos americanos adultos é favorável à legalização da maconha. Mas 46% continuam contra, a maioria republicanos, conservadores, mulheres e mais velhos. Em 1969, o apoio era de 12%, em 2000 passou a 31%, foi para 40% em 2009 e, dois anos depois, chega a 50%, mostrando que a questão é só de tempo, na marcha inexorável até a legalização final.

Por referendos, a Califórnia e mais 15 Estados já regularizaram o "uso medicinal" com controles e limites, cobrando impostos. Basta uma receita médica de "estresse" para ganhar um cartão de usuário. A polícia sabe quem compra, quanto, e onde. É o eufemismo de uma "legalização branca", verde no caso, uma hipocrisia necessária para ajudar a sociedade a aceitar a inutilidade da guerra perdida. Um golpe mortal no tráfico local e uma preocupação a menos para a polícia e o Judiciário.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cientistas sequenciam genoma da maconha

Fonte: Diário da Saúde

Pesquisadores canadenses sequenciaram o genoma da Cannabis sativa.

Quando esta planta é usada em suas múltiplas aplicações, ela é mais conhecida por sua variedade chamada cânhamo.

Quando ela é usada em sua "aplicação" mais conhecida, ela é chamada de maconha, ou marijuana.

Agora, o sequenciamento revelou as alterações genéticas que dão às diferentes variedades da mesma espécie Cannabis sativa suas propriedades de produzir drogas.

Cuiabá: Usuários de droga são alvo de atirador

Fonte: Diário de Cuiabá

Casal foi morto e um homem, atingido no rosto por disparos que partiram de veículo em movimento na ‘cracolândia’ do bairro Alvorada

ADILSON ROSA

Duas pessoas foram executadas e uma terceira ficou ferida a tiros em uma rua próxima à Rodoviária de Cuiabá. Elas foram alvo de um atirador que passou pelo local em um veículo prata. A rua onde foram feitos os disparos é frequentada por usuários de droga, conhecida como “cracolândia”. Os viciados estavam nas calçadas fazendo uso de entorpecente.

A polícia acredita que os autores façam parte de um grupo de extermínio que tem como alvo viciados em drogas da região da Rodoviária. Esse foi o primeiro ataque e outros estariam programados.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PM prende argentino com 52 pés de maconha em Saquarema

Fonte: R7

As plantas estavam em vasos no quintal da casa dele

Policiais de Saquarema, na região dos Lagos do Rio, prenderam um argentino com 52 pés de maconha, na noite de terça-feira (18).

Os policiais militares (25° BPM) chegaram a casa onde o argentino, de 36 anos, morava, em Itaúna, através de uma denúncia anônima. Os vasos com a erva estavam espalhados pelo quintal.

O suspeito foi levado para a Delegacia de Saquarema (124ª DP) e as plantas encaminhadas para a perícia. Elas serão incineradas.

Gallup de pesquisas: vai aumentar pressão pela legalização ampla da maconha nos EUA

Fonte: Blog do Maierovitch

O Gallup é um antigo e prestigiado instituto de pesquisas

Na sua última e recém publicada pesquisa consta que metade dos norte-americanos são favoráveis à legalização da maconha.

Hoje, os jornais norte-americanos e os europeus destacaram uma nota conclusiva emitida ontem pelo Gallup:  “Se a tendência (legalização) se confirma, aumentará a pressão para se modificar a lei”.

Metade da população favorável à legalização não significa ausência de um gradual processo de reflexão e amadurecimento. No ano de 1969 foi realizada a primeira pesquisa do Gallup e, pelo verificado,  apenas 12% dos consultados responderam afirmativamente à legalização da maconha. Interessante notar que os restantes 84% não se opunham apenas à legalização da maconha mas desejavam a continuação da proibição para todas as drogas elencadas como proibidas por lei.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rapper Soulja Boy é preso por posse de maconha, diz site

Fonte: G1

Cantor de 21 anos foi pego em flagrante enquanto dirigia, segundo TMZ. Autor de 'Kiss me tru the phone' também teria mais de US$ 70 mil no veículo

O rapper Soulja Boy, de 21 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (18) na cidade americana de Temple, na Georgia, por posse de maconha. As informações são do site TMZ, que apurou que o cantor está preso desde então em uma delegacia de polícia da cidade.

Segundo a página, o músico, cujo nome real é DeAndre Cortez, estava em um carro com quatro homens quando foi parado por policiais após uma violação de trânsito. Foram encontrados uma "quantidade substancial" de maconha, assim como cerca de US$ 70 mil em dinheiro e em drogas.

Soulja Boy lançou seu último álbum, "The DeAndre way", em 2010. Ele surgiu em 2007 e atingiu o topo da parada musical da Billboard com  o hit "Crank that". Em 2009, ele já havia sido preso por gravar um videoclipe em uma casa abandonada.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EUA: produtores de maconha avançam sobre pequenas fazendas

Fonte: Terra

Fiscal amontoa pés de maconha confiscados em uma pequena fazenda, novo alvo dos grandes produtores. Foto: AP

Os produtores de maconha do Estado da Califórnia vêm adotando uma nova estratégia para o cultivo da droga. De acordo com informações da agência AP, as grandes plantações da cannabis sativa, historicamente utilizadas no Estado, têm sido trocadas por menores unidades de cultivo, localizadas em fazendas ou pequenas propriedades rurais.

Associação Médica da Califórnia defende a legalização da maconha

Fonte: Folha de São Paulo

A CMA (sigla em inglês da Associação Médica da Califórnia) anunciou ter adotado uma política oficial que recomenda a legalização e a regulamentação da maconha.

O objetivo é que os médicos possam pesquisar melhor os efeitos da droga. Porém, a própria associação diz que o valor médico do entorpecente é questionável.

A CMA representa cerca de 35 mil profissionais e é o maior grupo médico da Califórnia -Estado americano onde a posse da droga foi descriminalizada em 2006 pelo então governador Arnold Schwarzenegger. O novo posicionamento foi aprovado na última sexta-feira no encontro anual da entidade, segundo o jornal americano "Los Angeles Times".

"A CMA pode ser a primeira organização deste gênero a tomar essa posição, mas não seremos a última. Isso foi analisado cuidadosamente e a decisão foi tomada exclusivamente por razões médicas", disse James Hay, presidente da associação. O uso medicinal da maconha foi legalizado na Califórnia em 1996. Já a lei federal americana não permite o consumo da substância.

A nova política anunciada pela associação defende não só o uso medicinal da maconha, mas sua avaliação e regulamentação para a utilização recreacional.

domingo, 16 de outubro de 2011

Pesquisadores israelenses dizem que maconha poderia evitar e tratar estresse pós-traumático

Fonte: Paraíba.com

Os canabinoides emergem como possível tratamento para estresse e ansiedade. Pesquisadores israelenses realizaram experimento com ratos e detectaram que a maconha pode diminuir sintomas de estresse pós-traumático. Agora, eles pretendem repetir o teste com voluntários humanos, de acordo com o artigo publicado no periódico científico Neuropsychopharmacology.

Um grupo de camundongos foi submetido a estresse psicológico, físico e mecânico, a ponto de desenvolver sintomas similares aos do problema em humanos. No grupo em que foi aplicada injeção de canabinoides em um período entre duas e 24 horas, os sintomas desapareceram. Analisando a atividade  cerebral dos animais durante o tratamento, os pesquisadores identificaram que os canabinoides agiram em um receptor específico na área de amígdala, responsável pela resposta ao trauma.

China produz droga para manter soldados acordados por 3 dias

Fonte: Terra

As Forças Armadas da China, as maiores do mundo em número de soldados, desenvolveram um fármaco capaz de manter seus soldados acordados e com energia suficiente durante 72 horas seguidas, informa neste domingo o jornal South China Morning Post.

A droga, idealizada para missões especiais, leva o nome de "Águia Noturna" e foi apresentada em uma exposição sobre as conquistas da Academia Militar de Ciências Médicas, por ocasião do 60º aniversário. A composição, o funcionamento e os possíveis efeitos colaterais do fármaco não foram revelados, dado o secretismo característico no meio militar chinês.

O acadêmico Wang Lin, em declarações à televisão estatal CFTV, indicou que a droga foi expressamente idealizada para uso militar, pensando em atividades como operações de resgate em terremotos, inundações e outros desastres naturais que costumam castigar o país.

    José Mariano Beltrame: “A milícia hoje me preocupa mais que o tráfico”

    Fonte: Época

    Os novos desafios e sonhos do gaúcho Beltrame, que conquistou o Rio ao criar as UPPs e baixar os índices de criminalidade

    RUTH DE AQUINO

    O secretário de Segurança do Rio, o gaúcho José Mariano Beltrame, tem alguns vícios. O chimarrão, as corridas e a investigação. Não necessariamente nessa ordem. Seus maiores amores hoje, além do Rio e do clube Internacional, são a segunda mulher, Rita Paes, e o filhinho de um ano e meio, Francisco, o Chicão, que já cantarola “Garota de Ipanema”. Tem dois filhos do primeiro casamento, Mariana e Maurício, e lamenta não ter mais tempo para desenpenhar a função de pai .

    Usa uma escolta de nove seguranças em eventos públicos. E uns quatro guarda-costas em programas particulares. Diz que não tem medo de morrer: “Porque nunca sacaneei ninguém”. Beltrame – conhecido por todos no trabalho e na intimidade pelo nome do meio, Mariano – é muito religioso: “católico apostólico romano praticante”. A fé vem da família, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, perto da fronteira com o Uruguai. Ele e a mulher não perdem uma missa dominical e foram recentemente ao santuário de Nossa Senhora da Aparecida. Diz que a única coisa que tira seu sono é “o medo de não corresponder às expectativas dos jovens de comunidades carentes”, que ganharam nova esperança com as Unidades de Polícia Pacificadora – as UPPs – em favelas antes dominadas por traficantes e milicianos.

    sábado, 15 de outubro de 2011

    Adiada decisão sobre norma mais branda para tráfico

    Fonte: Consultor Jurídico

    Após empate no julgamento de Recurso Extraordinário, o Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quinta-feira (13/10), adiar seu posicionamento sobre a possibilidade de benefícios descritos no parágrafo 4º do artigo 33 da  nova Lei de Drogas (11.343/2006) possa retroagir em favor de quem cometeu crimes tipificados na antiga lei de drogas. O Plenário optou por aguardar o voto do ministro que preencherá a vaga da ministra Ellen Gracie, aposentada em agosto, para se posicionar de forma definitiva sobre a matéria.

    Mesmo assim, ao analisar o caso concreto discutido no RE, o Supremo negou provimento. Adiou apenas o debate acerca do dispositivo legal do caso, que foi considerado tema de ampla repercussão geral. Manteve, portanto, o acórdão do Superior Tribunal de Justiça, que aplicou o referido dispositivo ao caso de um pequeno traficante condenado sob vigência da antiga lei.

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    EUA: Professora é acusada de fazer sexo e dar maconha a aluno

    Fonte: O Dia

    Maine (EUA) - Um professora do estado americano do Maine está sendo processada por supostamente manter relações sexuais com um estudante de 15 anos e fornecer drogas ao menino. Jessica Pomerleau, de 36 anos, se entregou à polícia e foi liberada após pagar fiança de US$ 10 mil.

    De acordo com as investigações, o relacionamento entre os dois já dura alguns meses. O caso foi descoberto após a mãe  de um aluno realizar uma denuncia. Jessica foi afastada da escola em 29 de setembro, mas ainda recebe o salário pois não é considerada culpadam, as informações são do jornal inglês Daily Mail.

    Segundo a advogada de Jessica, sua cliente é casada, não manteve relações com o aluno. Agentes revistaram a casa da professoram e coletaram provas para análise. O aluno que teria sofrido o abuso não estuda mais na instituição.

    quinta-feira, 13 de outubro de 2011

    Polícia erradica plantação com 30 mil pés de maconha

    Fonte: Pernambuco.com

    Graças a uma denúncia anônima, integrantes do Grupo de Ações Táticas Itinerante (Gati) da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) erradicaram uma plantação de maconha nesta quinta-feira (13). Segundo as informações da PM, no total, foram incinerados 30 mil pés da erva, que estavam plantados em quatro roçados na Agrovila 4, no Projeto Fulgêncio, Zona Rural de Santa Maria da Boa Vista. Ninguém foi preso.

    A plantação estava sendo irrigada por conta de um desvio da tubulação da Adultora do Oeste. Ainda foram apreendidos 42,1 kg de maconha pronta para consumo e 1,7 kg de sementes de maconha.

    Após a incineração, foram entregues na Delegacia de Santa Maria da Boa Vista uma amostra da droga, as sementes de maconha e toda droga pronta para o consumo.

    Lei é insuficiente para definir usuário e traficante

    Fonte: Consultor Jurídico

    Por Luiz Flávio Gomes

    O Relatório de 2011 do Banco Mundial, sobre Crime e Violência na América Central,[1] apresenta uma análise das três causas principais da violência na região: o tráfico de drogas, a violência juvenil (e as gangues) e a disponibilidade de armas de fogo.

    O tráfico de drogas é, por um lado, um promotor importante dos índices de homicídios na América Central e ao mesmo tempo o fator principal dos níveis de violência na região. É evidente que a redução (ou prevenção total) do tráfico de drogas será a chave em qualquer estratégia regional para combater a violência.

    quarta-feira, 12 de outubro de 2011

    Polícia apreende maconha de 1 metro de altura em Pilar do Sul, SP

    Fonte: G1

    Objetivo agora é encontrar plantação da droga na cidade. Planta de quase 3 kg foi jogada em terreno baldio; homem está foragido.

    A polícia procura uma plantação de maconha em Pilar do Sul, no interior de São Paulo. As investigações começaram após uma fiscalização de rotina na madrugada desta quarta-feira (12).

    Ao ver que os policiais faziam uma blitz, um homem que seguia a pé jogou o pacote que carregava num terreno baldio e fugiu. Quando abriram o embrulho, os agentes viram que se tratava de maconha.

    As plantas tinham mais de 1 metro de altura e pesavam quase 3 kg. A dúvida agora é saber se há mais droga cultivada e onde fica a plantação. O homem que carregava o pacote continua foragido.

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    Brownies de maconha servidos em funeral levam três a hospital na Califórnia

    Fonte: O Globo

    HUNTINGTON BEACH, Califórnia - Três pessoas foram hospitalizadas após comerem brownies de maconha servidos durante um funeral na Califórnia, informou a polícia de Huntington Beach. Duas mulheres de 71 anos e um homem de 82 foram parar na emergência no último sábado.

    Os três reclamaram de enjoo, tontura e dificuldade de se manter em pé sem ajuda. Eles não sabiam que os brownies tinham como ingrediente a erva. Os pedaços de bolo, servidos sem qualquer informação sobre seu conteúdo, eram uma homenagem ao falecido, que costumava comer o doce.

    A cidade de Huntington Beach não permite a venda de maconha medicinal dentro de seus limites. Autoridades federais anunciaram na sexta-feira que pretendem reprimir a venda e o cultivo da erva em operações na Califórnia.

    Afeganistão: cultivo do ópio aumenta 7% devido à insegurança

    Fonte: Terra

    A superfície de cultivo do ópio no Afeganistão aumentou 7% em 2011, a 131 mil hectares, devido à insegurança e ao atrativo de preços muito altos, informou nesta terça-feira o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês).

    Além do aumento da superfície cultivada, comparada com os 123 mil hectares de 2009 e 2010, também se calcula que a produção de ópio aumentou até 5.800 toneladas métricas, desde as 3.600 do ano passado. A ONU reconhece que o dado "não é positivo" e que "os níveis de produção podem estar na direção dos máximos vistos antes de 2010", quando se desencadearam aumentos anuais recordes.

    Polícia encontra mudas de maconha em quintal de casa em João Pessoa

    Adolescente de 15 anos assumiu responsabilidade, segundo Polícia Militar. Participação do namorado dela é investigada.

    Fonte: G1

    Policiais militares chamados para impedir que uma filha agredisse a mãe se surpreenderam ao encontrar mudas de uma planta que suspeitaram ser maconha. A apreensão foi feita na tarde da segunda-feira (10) em João Pessoa, no conjunto Gervásio Maia. O 5º Batalhão informou à Polícia Civil que havia 75 mudas de pés de maconha e cerca de 200 sementes no quintal da casa.

    De acordo com o cabo Marcos Cunha, os vizinhos ligaram para o 190  informando que a dona da casa estaria sendo agredida pela filha de 15 anos. O material foi encontrado durante uma revista da casa. A proprietária da casa teria informado à PM que o material pertencia ao companheiro da filha dela, um ex-presidiário de 26 anos de idade.

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Pirulito em forma de folha de maconha gera polêmica nos EUA

    Fonte: G1

    Doce foi considerado 'irresponsável' por ativistas antidrogas. Fabricante disse que seu objetivo é fazer campanha a favor da substância.

    A assessora parlamentar Felicia Williams mostra pirulito em forma de folha de maconha em Buffalo, no estado americano de Nova York. O doce, que está à venda nas lojas do país, não é feito de marijuana, mas provocou polêmica. Políticos e ativistas antidrogas afirmaram que o Pot Pops tem influência negativa nas crianças e é 'irresponsável'. O pirulito é fabricado pela Kalan LP, de Lansdowne, na Filadélfia. Segundo seu presidente, Andrew Kalan, o objetivo é fazer campanha pela legalização da maconha (Foto: AP)

    sábado, 8 de outubro de 2011

    Clinicas e postos suspeitos de vender maconha medicinal são fechados na Califórnia

    Fonte: Jornal Nacional

    Substância presente na maconha pode diminuir dor de quimioterapia

    Fonte: G1

    Estudo mostra efeito benéfico do canabidiol contra câncerer de mama. Dez estudos clínicos já estão em curso nos EUA com a substância

    Uma substância presente na maconha pode ajudar a diminuir a dor em pacientes que recebem remédios de quimioterapia contra câncer, segundo um estudo da Escola de Farmácia da Universidade Temple, nos Estados Unidos. A pesquisa foi divulgada na publicação científica "Anesthesia and Analgesia".

    Os pesquisadores usaram animais para testar o canabidiol, o composto químico mais comum encontrado na planta que fornece material para a maconha.

    Policial encontrou maconha em kit de Michael Jackson

    Fonte: O Dia

    Los Angeles - Nesta sexta-feira (7) aconteceu o nono dia de julgamento de Dr. Conrad Murray, acusado de homicídio culposo – quando não há intenção de matar – pela morte de Michael Jackson.

    O policial Scott Smith – que interrogou o médico particular do cantor dois dias após sua morte - foi a terceira testemunha a depor e revelou ter encontrado maconha no kit de barbear de Michael Jackson. O policial teria recebido o kit da família do cantor e revelou que dentro dele havia maconha, além de frascos vazios do remédio Temazepan.

    sexta-feira, 7 de outubro de 2011

    Jovem cultiva maconha em casa e diz à polícia que utilizava a planta para estudos científicos

    Fonte: Folha de Vitória

    Um rapaz de 28 anos foi detido na manhã desta sexta-feira (07) após policiais militares encontrarem um pé de maconha no terraço de uma residência na Ilha de Monte Belo, em Vitória.

    O jovem, que já cursou Ciências Biológicas em uma faculdade particular de Vila Velha, alegou que utilizava a planta para estudos acadêmicos.

    Foi o próprio irmão que denunciou o jovem para a polícia. Os policiais estiveram na casa para apartar uma briga de família e acabaram fazendo a descoberta. "A informação dava conta de que dentro da residência havia gritos de socorro. Chegando ao local, nós fizemos contato primeiramente com a mãe dos dois e um deles logo se colocou a frente e informou que o irmão era viciado e estava muito alterado porque queria se apoderar dos bens da família para adquirir o entorpecente. O irmão mais novo nos informou que no terraço da residência havia uma planta de maconha num vaso. Fomos até o local, apreendemos a planta e também ele nos direcionou à geladeira onde estariam dois frascos plásticos com folhas colhidas da planta e prontas para o consumo", contou o sargento Marco Antônio Machado.

    Corte do Chile autoriza cultivo de maconha para uso medicinal

    Fonte: G1

    Suprema Corte revogou proibição de cultivo em prédio no sul do país. Recurso apresentado por empresa afetada foi aceito por unanimidade.

    A Suprema Corte do Chile revogou nesta sexta-feira (7) uma proibição do estatal Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) para o cultivo com fins medicinais de maconha e autorizou a plantação de cannabis em um prédio do sul do país, informou o Poder Judiciário.

    "A Suprema Corte acolheu um recurso de proteção apresentado contra uma decisão do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), que revogou uma permissão para o cultivo de cannabis sativa com fins medicinais", disse um comunicado oficial.

    Governo da Holanda quer nivelar uso da 'maconha de alta concentração'

    Fonte: SRZD

    Nesta sexta-feira, o governo da Holanda anunciou que vai nivelar a chamada "maconha de alta concentração", que é vendida no país como droga pesada e é classificada junto com tóxicos como a cocaína e o êxtase. O ministro da Economia da Holanda, Maxime Verhagen, disse que a droga, com mais de 15% da substância THC em sua composição, tem uma potência bem maior do que a forma mais leve da erva. Ele disse que o tóxico causa um prejuízo crescente na saúde pública.

    O governo holandês tenta reverter a notória política de tolerância do país com as drogas. Depois da decisão, grande parte dos cafés holandeses que são populares porque vendem a erva, vão ter que trocar os estoques do fumo. Para os críticos, a medida dificilmente será cumprida e tende a influenciar os usuários a consumirem mais as variantes mais leves da erva.

    A posse da maconha em grandes quantidades é ilegal na Holanda. A erva é comerciada em bares e cafés, mas as pessoas que cultivam a planta podem ser processadas.

    Pesquisa testa o uso de derivados do ecstasy para combater o câncer

    Fonte: Veja

    Colaboração entre universidades da Austrália e do Reino Unido quer aumentar efeito da droga contra as células cancerosas

    Dois pesquisadores da Universidade de Western Australia, em colaboração com o professor John Gordon, da Universidade de Birmingham, querem aumentar o efeito da metilenodioximetanfetamina (MDMA, mais conhecida como a droga ecstasy) no tratamento de certos tipos de câncer no sangue, como mieloma, leucemia e linfomas.

    Em agosto deste ano, Gordon publicou um estudo sobre as propriedades anticancerígenas de uma forma modificada de ecstasy. Agora, o objetivo dos pesquisadores é aumentar o efeito tóxico da droga sobre as células cancerosas e remover sua ação psicotrópica.

    quinta-feira, 6 de outubro de 2011

    “Não é porque usa droga que alguém vai cometer crimes”

    Fonte: Gazeta do Povo

    O delegado Rafael Vianna está longe de ser um pessimista. Mas, em seu recém-lançado livro Diálogos Sobre Segurança Pública, ele manda um recado quase subliminar: se a sociedade não repensar seu papel, o Estado civilizado chegará ao fim. A preocupação vai desde o papel da polícia até as políticas de segurança baseadas no combate às drogas.

    Vianna adota uma posição lúcida – e de certa forma ousada – ao afirmar textualmente que os entorpecentes não causam a criminalidade e que o Estado erra na luta contra o tráfico: “A maioria dos traficantes presos são usuários que vendiam droga para comprar droga”, diz.

    Para ele, a polícia não consegue resolver tudo: quanto mais serviço ela tiver, mais ineficaz será. No livro, o delegado traz ainda orientações simples de prevenção ao crime aos cidadãos.

    quarta-feira, 5 de outubro de 2011

    Nos EUA, plantadores de maconha poderiam vencer guerra às drogas

    Fonte: Folha de São Paulo

    DO "GUARDIAN"

    Os fenômenos sinistros que acompanham a guerra às drogas ganharam destaque novamente na semana passada no México, onde gangues continuam a semear o terror entre a população com impunidade. O corpo decapitado de um blogueiro que escrevia sobre a criminalidade foi encontrado em Nuevo Laredo, no terceiro assassinato desse tipo na cidade no último mês. Um saco de cabeças humanas em decomposição deixado diante de uma escola primária em Acapulco estava acompanhado de uma carta contendo ameaças ao governador estadual, que respondeu com promessas de mais polícia e câmeras de segurança.

    Cartilha para usuários de drogas injetáveis é distribuída a crianças e adolescentes em Sorocaba, SP

    Fonte: O Globo

    SÃO PAULO - Uma cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, que deveria ser entregue apenas para usuários de drogas injetáveis, foi parar nas mãos de crianças e adolescentes que frequentam o espaço Território Jovem, da Prefeitura de Sorocaba, município a 97 km da capital paulista. O folheto, que tem a intenção de proteger a vida de viciados e orientar na prevenção da transmissão do vírus HIV e de hepatite, fala em que parte do corpo a droga deve ser injetada e explica como evitar overdose.

    Pais procuraram a Prefeitura de Sorocaba para cobrar explicações. A secretária da Juventude, Edith di Giorgi, disse que vai conversar com as equipes, mas negou que o folheto incentive o uso de drogas.

    Deputados querem intervenção da ONU no combate às drogas nos países andinos

    Fonte: Agência Câmara dos Deputados

    Integrantes da Comissão Especial de Combate às Drogas querem a intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate às drogas nos países andinos, com maior estímulo à produção de grãos nas terras onde hoje são plantadas coca e maconha. A comissão realizou reunião nesta terça-feira para a apresentação de relatórios dos seminários sobre drogas realizados em vários estados.

    Os deputados Valtenir Pereira (PSB-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT) sugeriram que o Ministério das Relações Exteriores acione a ONU para que a instituição pressione e auxilie países como Colômbia, Bolívia e Peru a produzir arroz, feijão, soja e milho, por exemplo, em vez de plantar coca e maconha.

    terça-feira, 4 de outubro de 2011

    Senado quer sugestões da sociedade para o combate às drogas

    Fonte: O Repórter

    BRASÍLIA (Agência Senado) - A Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas quer discutir com a sociedade sugestões apresentadas por especialistas para o enfrentamento do avanço das drogas no país. As contribuições, reunidas em audiências públicas realizadas nos últimos seis meses, estarão disponíveis na internet, em uma página especial a ser lançada nos próximos dias.

    Os internautas poderão opinar sobre as sugestões e apresentar suas contribuições. A subcomissão, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ouviu 32 convidados ligados a segmentos que atuam no enfrentamento do problema da dependência química, como comunidades terapêuticas, profissionais de saúde, sindicatos, entidades governamentais e organismos internacionais.

    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    Apreensão de maconha na fronteira brasileira sobe 755%

    Fonte: IG

    Entre junho e setembro, órgãos federais apreenderam 682% mais cocaína do que de janeiro a maio, segundo Operação Sentinela

    Números da Operação Sentinela obtidos com exclusividade pelo iG mostram que o governo apreendeu 755% mais maconha e 682% mais cocaína nas fronteiras brasileiras entre junho e setembro deste ano do que nos cinco primeiros meses do ano, quando o Plano Estratégico de Fronteiras ainda não havia sido lançado.

    De acordo com o Ministério da Justiça, desde junho, foram apreendidos 57 mil kg de maconha e 61,4 mil kg de cocaína nas fronteiras. Entre janeiro e maio haviam sido apreendidos 6,6 mil kg de maconha e 7,8 mil kg de cocaína.

    "Conrad Murray" vira nome de maconha medicinal nos Estados Unidos

    Fonte: Vírgula

    Conrad Murray, médico de Michael Jackson (ReproduçãoSegundo matéria publicada nesta segunda-feira (03), no site TMZ, uma loja autorizada a vender maconha para fins medicinais na Califórnia, nos Estados Unidos, batizou uma de suas plantas de “Conrad Murray OG”, nome do médico que está sendo acusado de matar o cantor Michael Jackson, em 2009. Ainda de acordo com a publicação, o dono do local brincou com a morte do astro pop na hora de criar a propaganda de seu mais novo produto. “Coloca você para dormir... por muito tempo”.

    Conrad Murray enfrenta nesta segunda-feira (03), o quinto dia de julgamento pela morte do músico. Ele é acusado de homicídio culposo.

    sábado, 1 de outubro de 2011

    "Fumo muita maconha quando escrevo", diz ator de Segurando as Pontas

    Fonte: Vírgula

    Seth Rogen, ator de Superbad - É Hoje e Segurando as Pontas (foto abaixo), confessou que fuma maconha enquanto está trabalhando em projetos criativos. Em conversa com o MTV News, ele disse que fumar ajuda a quebrar o tédio de qualquer trabalho.

    "Eu fumo muita maconha quando escrevo, em geral. Não sei se isso me ajuda a escrever, mas me faz sentir como se não estivesse na atividade", explicou Rogen. "Não sei se me faz trabalhar melhor, mas pelo menos me sinto como se não estivesse trabalhando. Quem quer trabalhar? Mas se você está chapado, não parece uma obrigação", acrescentou.