da Globo.com
FORTALEZA - A "Marcha da Maconha" em Fortaleza foi suspensa por decisão judicial. O evento ocorreria no próximo domingo, 16, às 15h, no Anfiteatro da Beira Mar e adjacências. O juiz da 1ª Vara de Delitos sobre Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, aceitou a ação cautelar ingressada pelo Ministério Público estadual no último dia 5.
A decisão já foi comunicada ao MP, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, à Polícia Civil, à Polícia Militar, à Polícia Federal, ao titular da Delegacia de Narcóticos. A ação também requereu que fossem citados por edital os responsáreis pelo site, que faz divulgação do evento. Se forem identificados no inquérito policial e não se manifestoes, a ção pede ainda que sejam citados na forma legal.
Para o promotor de Justiça Gilvani Moreira Costa, a ação do Ministério Público tem caráter preventivo e educacional, no sentido de não estimular o uso de substâncias entorpecentes. Ele explica que não se trata de proibição à liberdade de expressão, mas lembra que no Estado Democrático de Direito limita essa liberade esbarra em interesses sociais mais elevados.