–1 Vargas Llosa defende a legalização.
Mario Vargas Llosa, prêmio Nobel de Literatura de 2010, comentou a consulta popular ocorrida na Califórnia e sobre a legalização da maconha para consumo recreativo. O seu comentário está publicado no jornal O Estado de S.Paulo de hoje ( http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101107/not_imp636132,0.php ).
No artigo ele trata da questão econômica e da arrecadação dos tributos.
Confira, abaixo, artigo deste modesto colunista de Terra Magazine, publicado um dia antes do artigo do extraordinário Garcia Llosa.
–2. Maconha como salvação da lavoura.
Na Califórnia e para as autoridades fazendárias, o mês de novembro começou com a expectativa de a marijuana salvar a lavoura, ou melhor, representar uma nova fonte de receita para um estado quebrado, com déficit superior a US$1,9 bilhões. Os cidadãos californianos foram chamados para uma consulta e para a escolha do governador e de parlamentares. A consulta popular versou sobre a chamada emenda 19, originária do projeto do deputado Tony Ammiano, apresentado em abril de 2009. Essa emenda cuidava da legalização do consumo da maconha para finalidade lúdica, por maiores de 21 anos, acrescida de regulamentação e especificação da tributação sobre a venda canábica.