sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FHC defende política de enfrentamento ao tráfico no Rio

do G1

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu nesta sexta-feira (26) a política de enfrentamento ao tráfico de drogas conduzida pelo governo do Rio de Janeiro. Ao comentar os enfrentamentos recentes na capital fluminense, o presidente disse que traficantes estão praticando “terrorismo” e que a população parece estar de acordo com a reação estatal de retomada de áreas controladas pelo crime.

“Acho que, por um lado, é uma mudança do comportamento dos próprios traficantes, e, por outro, do país. Dos traficantes porque eles passaram a fazer terrorismo, e segundo que o pais disse basta, o Rio já dá a sensação que a despeito da violência que existe lá, a população está apoiando a reação do governo. Eu acho isso positivo”, afirmou FHC, que participa nesta sexta de seminário sobre liberdade de imprensa na TV Cultura, na capital paulista.

No entanto, o ex-presidente, que vem defendendo a descriminalização das drogas e o desgaste da abordagem proibicionista, reiterou que o tráfico “não se resolve só com a repressão”. “Está claro que a guerra às drogas, erradicar tudo, a violência, não esta funcionando”, afirmou. FHC defendeu que a prática puramente repressiva contra o tráfico deve ser substituída por ações para reduzir o consumo de drogas.

“Enquanto houver consumo, haverá tráfico. É preciso que simultaneamente se chame a responsabilidade dos consumidores, que são eles, em última análise, que sustentam o tráfico”, afirmou o tucano, para quem, contudo, o “Rio está reagindo da maneira que tem que reagir”.

2 comentários:

  1. porra fhc... mato cresce... arma se fabrica...

    ResponderExcluir
  2. FHC falando que usuário sustenta o tráfico é a prova de que bom currículo acadêmico não é certificado de inteligência...

    ResponderExcluir