O Jornal da Band exibirá (na quinta-feira, 1, e na sexta-feira, 2) duas longas reportagens de Valteno de Oliveira e do cinegrafista Eliésio Rodrigues sobre a polêmica a respeito do uso da ayauhuasca (daime) no país.
O Jornal da Band realizou a proeza de entrevistar os dirigentes dos dois centros mais tradicionais do daime - dona Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Raimundo Irineu Serra, fundador do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo, e Francisco Hipólito de Araújo Neto, do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz.
Embora avessos a qualquer tipo de divulgação sobre o uso do daime, Peregrina Serra e Francisco Hipólito consideraram oportuna a abertura de seus respectivos centros para a equipe do Jornal da Band após o assassinato do cartunista Glauco e de seu filho Raoni, em São Paulo.
Ao tratar da polêmica sobre o uso do daime, com destaque para os centros de origem, que não enfrentam problemas de ordem pública, o Jornal da Band exibirá o depoimento do senador Tião Viana (PT-AC), pré-candidato ao governo do Acre.
Além da defesa da doutrina do daime, o futuro governador do Acre relata a experiência que teve ao tomar ayahuasca com os índios.
Como esteve no Acre na semana passada, quando não havia concentração ou hinário nos dois centros, o Jornal da Band vai exibir imagens inéditas cedidas pelo Alto Santo. Entre elas, da colheita da folha chacrona e do cipó jagube e do feitio do daime.
É reportagem pra valer, feita por quem busca as fontes. Bem diferente da ficção com máscara de jornalismo que tem imperado na mídia a respeito da doutrina fundada pelo negro maranhense Irineu Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário