segunda-feira, 24 de maio de 2010

Rituais do Daime escondem uso de drogas

do Último Segundo

O presidente da Federação Nacional da Ayahuasca - mais conhecida como Santo Daime - Emiliano Dias Linhares, disse nesta segunda-feira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o uso de drogas como a maconha e a cocaína estão presentes em diversos templos religiosos. Segundo ele, caso não exista uma forte repressão, a proposta do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que quer proibir o chá, ganhará força e a religião fundada no início do século XX pode acabar.

“Hoje há uma banalização no uso do chá. A mistura com drogas está acontecendo em larga escala. A quem o misture com a Santa Maria (maconha), com a Santa Clara (cocaína) e mais recentemente com crack, e deram nome de São Pedro para ele. Isso é um absurdo que tem que acabar. Eu prefiro ver o Daime proibido a isso seguir assim, com gente dando droga até para crianças”, disse.

A audiência pública realizada nesta tarde foi feita a pedido do deputado Paes de Lira, que quer proibir o uso da bebida alucinógena no Brasil desde março, quando o cartunista Glauco foi assassinado por Carlos Eduardo Nunes, adepto da igreja de Daime, Céu de Maria, fundada pelo artista.

“O uso do chá pode levar a surtos psicóticos ou ao consumo de outras drogas. Hoje tivemos denúncias graves do uso de drogas junto com o chá. Precisamos analisar melhor o tema e a liberação do uso da Ayahuasca”, disse Lira.

A igreja fundada por Glauco chegou a ser citada por Emiliano. Durante exposição na audiência pública o presidente mostrou um documento enviado por ele à Polícia Federal onde constava o nome da Céu de Maria na lista de igrejas em que ele acusa de haver uso de drogas paralelamente ao Daime.

“Nós entregamos documento para o Conad [Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, e para a Polícia Federal], mostrando os pontos de narcotráfico. E um deles era lá [no Céu de Maria]. Quinze dias depois o Glauco morre”, disse.

Além do uso de entorpecentes, que potencializam o efeito do chá, Emiliano também criticou a comercialização da Ayahuasca. De acordo com ele, qualquer um pode comprar os ingredientes do chá pela internet ou indo a alguns dos templos que desrespeitam a Lei.

“E compram para usar com maconha, com anfetamina, nas festas raves e nos prostíbulos”, disse.

O presidente da Federação sugeriu que o governo crie um órgão para fiscalizar o uso do Santo Daime no Brasil, fechar casas e prender os responsáveis em locais onde seja identificado o uso de drogas junto ao chá.

Briga

Durante a audiência pública Emiliano bateu boca com o presidente da União Brasileira do Vegetal - um dos maiores grupos do Santo Daime – Flávio Mesquita da Silva. Emiliano cobrou um posicionamento forte por parte da seita no combate às drogas. Ainda criticou um vídeo exibido por Flávio mostrando a cultura do Daime.

“A situação comprovadamente é que chegou um ponto que o Estado precisa sim agir. Se atentar à realidade é momento de ação. Não adianta colocar vídeo e mostrar coisa bonita enquanto gente é aliciada e tem tráfico dentro dos rituais Santo Daime. Muitas coisas foram ditas e poucas resolvidas”, disse.

Flávio, por sua vez, disse que o controle na União do Vegetal é rígido, mas que não estava ali para entrar em polêmicas pois há mais de 20 anos luta pela legalização da Ayahuasca, e que Emiliano não sabia disso “pois começou a tomar há pouco tempo e não conhece a história” do chá.

Ele ainda entregou uma petição extra-judicial para que Emiliano a assinasse. A intenção é impedir que Emiliano use o nome da União do Vegetal em sua Federação da Ayahuasca.

Protesto

Cerca de 500 pessoas participaram de um protesto em frente à Câmara pouco antes da audiência pública, que começou às 15h. Adeptos do Daime, pediam para que os deputados não apoiassem o projeto de Paes de Lira, que proíbe o chá no país.

5 comentários:

  1. Caro, um esclarecimento.
    O Grupo que se intitula Federação etc e tal, é assim chamado apenas por eles mesmos.
    Não tem nenhuma representatividade sobre as religiões que utilizam o Chá.
    E, detalhe interessante: utiliza indevidamente simbolos e associa o nome das demais religiões sem autorização delas.
    Quem assistiu à transmissão da TV Câmara, pode ver que, no ar, foi entregue a seu representante um oficio com efeito legal para que pare com o uso indevido que tem feito.
    Há ainda um outro fato conhecido: eles mantém sites oferecendo a bebida, o que caracteriza comercialização - eles mandam emails pra pessoas oferecendo a bebida - o que caracteriza propaganda - eles oferecem absurdos com o Chá, o que eles nao podem cumprir porque quem decide é o Superior.
    Então, se há alguém a ser enquadrado, eles mesmos estão bem referendados para isso.
    Abraço
    Márcio

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  2. Com certeza, fecho com o Márcio. Este post está bem intencionado, mas cheio de informações equivocadas. O Emiliano "inventou" essa federação, e tem o costume de denegrir as linhagens antigas ( UDV, Alto Santo e Cefluris ) com toda sorte de calúnias, como as que foram citadas neste post. Afirmar que os adeptos do Daime misturam a bebida com cocaína, que a usam em raves e prostíbulos, são indícios do baixo nível deste cidadão. Quanto a venda da bebida pela internet, ninguém mais ninguém menos que o próprio Emiliano iniciou este movimento, pois sabe que o Chá é diretamente ligado ao Santo Daime e assim tudo que acontece em torno dele cai nos ombros da instituição que ele persegue. Para mim, ele ( como pseudo-sacerdote ) e o Paes de Lira ( como bom político que é ) são dois oportunistas que pegaram carona no assassinato do Glauco para assim se promoverem. Lamentável.

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  3. Esse post só tem calúnia realmente... isso só faz atrapalhar pessoas sérias que só desenvolvem coisas boas e protegem a floresta!

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  4. Esse Emiliano não fala a verdade. Conheço há decadas dezenas de famílias adeptas ao Santo Daime e o que vejo são famílias unidas e bem estruturadas. Sempre os respeitei por isso, há amor e respeito nas famílias daimistas que conheço, o que não encontro facilmente em nossa sociedade.

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  5. Peço ao site a gentileza de averiguar com maior responsabilidade as informações veiculadas aqui. O senhor citado não representa qualquer denominação ou linha relacionada ao Santo Daime, constituindo-se o uso do termo uma apropriação indevida pro parte de "Emiliano". Assim, torna-se justo a respectiva pesquisa por parte do Hempadão sobre as informações colocas por nós leitores e sua devida retificação.

    aguardamos o bom senso so Hempadão.

    Ricardo Villa

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