segunda-feira, 17 de maio de 2010

Marcha da Maconha vira protesto pela liberdade

do Povo Online

Durante quatro horas, policiais e manifestantes da Marcha da Maconha travaram uma espécie de ``guerra fria``, ontem à tarde, na avenida Beira Mar, depois que a Justiça proibiu o movimento em Fortaleza, na tarde do último sábado, durante o sistema de plantão.

Enquanto os manifestantes decidiram transformar a marcha em um ato a favor da liberdade de expressão, policiais federais, civis e militares apreenderam uma camisa com o desenho da folha da maconha, além do filme de uma máquina fotográfica, depois que um manifestante decidiu fotografar sete agentes da Polícia Federal.

``Algumas pessoas souberam da proibição de última hora, outras nem sabiam. Mas isso não justifica a atitude da Polícia. Queremos o filme de volta, vamos buscá-lo lá na Superintendência da Polícia Federal``, afirmou a advogada Roberta Braga, que responde juridicamente pelo movimento.

``Eles (manifestantes) não podem ficar tirando fotos ou filmando os policiais, pois trabalhamos nas ruas, algumas vezes disfarçados, e não podemos ser expostos na Internet``, justificou a apreensão do filme o delegado Glayston Araújo, responsável pelo Departamento de Repressão de Entorpecentes da Polícia Federal.

Outro momento tenso foi quando a Polícia Civil apreendeu uma camisa de um manifestante, que tinha a folha da maconha desenhada. Um inspetor foi buscar a camisa, no momento em que o manifestante a entregou para uma amiga. A jovem chegou a hesitar em entregar a peça de roupa. ``Pega a camisa``, gritou o delegado Everardo Lima, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Trêmula, a jovem entregou a camisa e chorou.

Nova data

O coordenador do movimento, José Pinheiro Júnior, 20, disse que espera que a Marcha da Maconha ocorra em 1º de agosto, depois que a Justiça julgar o recurso contra a proibição.

E-MAIS

>O comandante da 1ª Companhia do 5º Batalhão (Aldeota), major Océlio Alves, disse que não houve prisões porque os manifestantes não fizeram apologia à droga em seus cartazes. ``Mas é bom deixarmos claro que não houve a marcha``, ressaltou.

>A Marcha da Maconha tem como objetivo o de provocar a discussão sobre a liberação do consumo da droga. No Brasil, o movimento ganhou força a partir de 2007, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário