sexta-feira, 19 de outubro de 2012

RJ lança frente estadual por política de combate às drogas

Fonte: Terra

A elaboração de uma carta de princípios, reconhecendo que tanto a política de reclusão como a de enfrentamento sobre a questão das drogas no país não apresentam resultados e são danosas para a sociedade, foi consenso entre os integrantes da Frente Estadual de Drogas e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. A frente foi lançada nesta quinta-feira em evento no campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A iniciativa tem participação de fóruns locais de descriminalização do uso de drogas, entidades nacionais e internacionais, movimentos sociais e dos conselhos de Serviço Social e de Psicologia.

A frente também defende o uso responsável de drogas lícitas e ilícitas; as ações concretas, legais e militantes; a responsabilidade pública no estabelecimento de redes de saúde mental; e a necessidade de construí-las em consonância com os princípios estabelecidos em movimentos de saúde, como a luta antimanicomial.

Homem é preso com 7 plantas de maconha em apartamento na Asa Sul

Fonte: G1

Policiais Militares avistaram plantas penduradas próximas a janela.
Morador disse ser estudante da UnB e afirmou ser usuário da droga.

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na noite desta quinta-feira (18) por cultivar sete plantas de maconha em um apartamento na quadra 412 Sul, em Brasília. Ele disse ser estudante de pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) e afirmou que o produto era para consumo próprio.

A prisão foi feita por policiais militares que procuravam um traficante que teria vendido maconha para jovens abordados na noite desta quarta (17) enquanto consumiam a droga na 309 Norte. De acordo com o soldado Alexander Bernau, do 3º Batalhão da Polícia Militar, as plantas podiam ser avistadas debaixo do prédio onde o suspeito morava.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mulher recebe pelos Correios caixa com supostas sementes de maconha

Fonte: G1

Encomenda foi entregue na região do Swift em Campinas nesta quarta-feira. Polícia investiga quem seria o responsável por receber as sementes.

Uma mulher recebeu pelos Correios uma caixa com sementes que seriam de maconha na tarde desta quarta-feira (17), na região do  Swift, em Campinas (SP). Segundo a polícia, a mulher levou um susto com o conteúdo da encomenda e fez a denúncia.

Dentro da caixa, as sementes estavam divididas em 11 embalagens. A Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, informou que aparentemente as sementes são de maconha.  O material deve ser encaminhada para o Instituto de Criminalística nesta quinta-feira (18) para exames.

Segundo a polícia, há outros moradores na casa e que, em princípio, a encomenda não seria destinada à mulher, que teria recebido por engano. Até essa publicação, ninguém havia sido preso e a polícia informou que vai investigar quem seria o responsável por receber as sementes. O caso será investigado no 5º Distrito Policial de Campinas.

Dois são presos por cultivar e vender maconha em Brasilândia de Minas

Fonte: G1

Um de 18 anos e outro de 20 estão envolvidos no crime. Pé de maconha e porção da droga estavam nas casas dos suspeitos.

Dois jovens foram presos na noite desta terça-feira (16), por cultivar e vender maconha, em Brasilândia de Minas, no Noroeste do estado. Após denúncia de que um jovem de 18 anos tinha um pé de maconha em casa, a Polícia Militar (PM) foi até o local, no Centro da cidade, e encontrou a planta e mais um frasco com 55 gramas da droga.

A polícia obteve informações de que o restante da droga estaria na casa de outro jovem de 20 anos. No local, a PM encontrou o suspeito e com ele dois tabletes de maconha e 18 buchas prontas para comercialização. Os autores foram presos e os materiais apreendidos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uruguai caminha para ser o 'mais liberal' da América do Sul

Fonte: Terra

Algo inédito ocorre na América Latina, surpreendendo até mesmo muitos liberais: o Uruguai acaba de descriminalizar o aborto e os parlamentares ainda discutem a legalização da maconha.

Ambas as iniciativas dão destaque internacional ao pequeno país de 3,3 milhões de habitantes, ainda que medidas de cunho conservador também estejam sendo debatidas no país.

Nesta quarta-feira, o Senado uruguaio aprovou a descriminalização do aborto até o primeiro trimestre de gestação. A lei determina que mulheres (apenas cidadãs uruguaias) que queiram pôr fim à gravidez nesse período sejam submetidas a um comitê formado por ginecologistas, psicólogos e assistentes sociais, que lhe informarão sobre riscos e alternativas ao aborto.

Componente da maconha alivia fobia social e ansiedade, diz estudo da USP

Fonte: G1

Tese de pesquisador de Ribeirão Preto levou três anos para ser concluída. Dose de 600 miligramas de Canabidiol deixou as pessoas mais seguras.

Uma pesquisa da USP de Ribeirão Preto (SP) revelou que um componente da maconha pode ajudar no tratamento de pessoas que sofrem de ansiedade e fobia social - transtorno associado ao medo de executar tarefas como falar e comer em público - sem causar dependência química. A tese de pós-doutorado do pesquisador Matheus Bergamaschi, que demorou três anos para ser concluída, evidenciou que uma dose de 600 miligramas do "Canabidiol", substância presente na Cannabis sativa, deixou pacientes com fobia mais seguros.

O desenvolvimento do projeto, em parte conduzido no Instituto de Pesquisas Sobre Abuso de Drogas de Baltimore, nos EUA, contou com a participação de 36 universitários brasileiros voluntários em Ribeirão Preto, que foram divididos em três grupos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Criciúma: Polícia encontra casa com dois pés de maconha plantados

Fonte: Engeplus

A Polícia Militar de Criciúma encontrou, durante rondas no bairro Tereza Cristina, em Criciúma, uma casa contendo dois pés de maconha de cerca de 1,5 metro plantados no quintal. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30min e uma mulher estava na residência.

Com ela foram encontrados um cigarro, um torrão de maconha, uma bucha de cocaína, uma pistola falsa e quatro gaiolas com pássaros silvestres sem anilhas (objeto de identificação colocado nos animais). Conforme informações da PM, a casa continha diversos materiais elétricos de procedência duvidosa, que poderiam ser fruto de roubo, e uma munição de calibre 22.

A mulher foi encaminhada pelos policiais militares à Delegacia de Polícia e foi autuada em flagrante.