quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O debate raso sobre a maconha

Fonte: Estadão

Daniel de Barros

Volto de férias e me deparo com a capa da Veja mostrando que a medicina “acaba de descobrir” que maconha faz mal. Sério? Quer dizer que colocar fogo em alguma coisa e ficar respirando a fumaça pode ser prejudicial à saúde? Como ninguém descobriu isso antes?

Acho muito interessante esse movimento de colocar na conta da medicina a responsabilidade pela proibição de qualquer coisa quando fica comprovado que algo “faz mal”. Isso não vale só para as drogas – vai de alimentos a hábitos, do corpo à mente. Com relação ao uso de substâncias, em particular, a autoridade é delegada na maioria das vezes ao psiquiatra, com argumentos na linha “não me venha pedir para essa droga ser liberada porque os médicos já comprovaram que vicia e faz mal”.

Eu não vou advogar a liberação nem a proibição desta ou daquela droga, mas é preciso criticar esse tipo de argumento, que tenta simplificar grosseiramente a questão, minimizando o problema que, no fundo, é de uma complexidade que não cabe numa revista semanal, num jornal ou num blog.

Empresário que cultivava maconha em casa é preso no Bairro São Lucas, em Belo Horizonte

Fonte: Estado de Minas

No local, a polícia apreendeu três vasos com pés de maconha e sementes.

A polícia prendeu na manhã desta sexta-feira um homem de 27 anos que estava cultivando maconha em casa no Bairro São Lucas, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), ele é empresário e possui um restaurante.

Na residência foram encontrados três vasos com os pés de maconha, um tubo de ensaio com uma porção de sementes, uma balança de precisão aparentemente com defeito e uma porção da droga. O empresário teria dito que a droga era para consumo próprio. A ocorrência será encerrada na 4ª Delegacia de Polícia do Bairro Saudade.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Álcool capaz de matar é achado em 37% das bebidas em São Paulo

Fonte: Último Segundo

Estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo faz parte de levantamento internacional

Em mais da metade de uma amostra de 65 bebidas coletadas com produtores, vendedores e consumidores das cidades de São Paulo e Diadema (SP) constatou-se a existência de substâncias nocivas à saúde humana. A presença de metanol - um álcool tóxico que pode até matar - foi detectada em 37% das cachaças, licores, vinhos, conhaques e uísques analisados. Em 11 bebidas, as concentrações de cobre estavam acima de 5 mg/l, limite estabelecido por lei.

O estudo, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo (Cebrid-Unifesp), faz parte de um levantamento internacional que abrange o consumo de álcool clandestino. Ambos os estudos são financiados pela International Center for Alcohol Policies (Icap), ONG americana vinculada à indústria da bebida. Os resultados são divulgados nesta terça-feira, pela primeira vez no Brasil.

Idoso é detido em São Gonçalo suspeito de plantar maconha em casa

Fonte: IG

Vizinhos denunciaram a horta particular à Polícia Militar

Um idoso de 62 anos foi detido nesta terça-feira (30) suspeito de cultivar uma plantação de maconha no quintal da casa onde mora, no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Alguns vizinhos denunciaram a horta particular ao 7º BPM (São Gonçalo). Os policiais foram apurar a denúncia e encontraram 21 pés de maconha, bem tratados, plantados no quintal. Ele foi detido e levado à 74ª DP (Alcântara), para prestar depoimento.

domingo, 28 de outubro de 2012

Substância da maconha é usada para tratamento de fobias sociais

Fonte: Jornal Nacional

Exames feitos com ressonância magnética revelaram mudanças nas regiões do cérebro de quem recebeu o composto. Elemento ainda será testado em novos pacientes por mais tempo.

Uma substância extraída da planta da maconha foi usada para o tratamento de fobias sociais, como o medo de falar em público, por exemplo. É um estudo de cientistas americanos e brasileiros.

É um teste simples, simples para quem não sofre de um transtorno que atinge 10% da população mundial: o medo de falar em público. Diante de uma câmera, a pessoa tem que falar de improviso sobre um tema proposto na hora.

Foi desenvolvida uma simulação dos testes feitos na pesquisa. 36 voluntários foram divididos em grupos, 12 não tinham medo de falar em público. Dos outros 24 que apresentaram o o transtorno, a metade recebeu apenas placebo, que não causa nenhum efeito no organismo. Os demais, um composto extraído da planta da maconha.

'Regulação da maconha medicinal reduziria danos', diz Fernando Henrique

Fonte: Estadão
Líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, FHC defende que governos criem modelos de controle da planta

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, defende o uso da maconha para fins medicinais, desde que governos adotem políticas de regulação e os efeitos científicos sejam comprovados. Nesta semana, ele levou o debate pela primeira vez ao Leste Europeu e apontou para a crise que a região enfrenta. Em Varsóvia, na Polônia, reuniu ex-chefes de governo, especialistas e empresários para debater modelos que possam fazer avançar sua constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e novas estratégias precisam ser encontradas. A seguir, trechos da entrevista de FHC ao Estado.

Qual a situação das drogas no Leste Europeu?

Além da violência, existe forte crise de saúde pública e abuso de direitos humanos. O problema central é o consumo de drogas injetáveis - heroína - e sua relação com a pandemia de HIV. Na Rússia e em outros países da região, a epidemia de HIV continua crescendo. Hoje, 1 em cada 100 adultos é HIV positivo na Rússia e 80% dos novos casos estão ligados ao uso de drogas injetáveis ou sexo com parceiros que usam drogas. E faltam políticas amplas de redução de danos e tratamento.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Polícia encontra pés de maconha em Mariana, na Região Central de Minas

Fonte: G1

Plantação foi localizada em quintal de casa da cidade histórica.
Dono das plantas foi detido e encaminhado à delegacia.

Doze pés de maconha foram apreendidos, nesta terça-feira (23), em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar (PM), um homem de 20 anos, que seria o dono das plantas, foi detido.

Segundo a corporação, a plantação foi descoberta em uma casa, localizada no bairro São José, após denúncia anônima via 190. As plantas eram cultivadas no quintal do imóvel, ao lado de hortaliças.

Os pés de maconha, com cerca de um metro de altura, foram arrancados e entregues à Polícia Civil. Na casa, também foram apreendidos uma bucha e sementes da droga, além de munição.

De acordo com a PM, o homem detido já tinha passagens pela polícia. Ele foi encaminhado à delegacia da cidade.