sábado, 10 de novembro de 2012

Plantação de maconha é descoberta pela PM em chácara na Região Serrana do RJ

Fonte:Diário da Costa do Sol

Policiais militares descobriram uma plantação de maconha em uma chácara no Sana, na região serrana de Macaé. No local, encontraram ainda grande quantidade de sementes e galhos em processo de secagem e dois tabletes da mesma droga. Um casal foi preso e teria alegado que o plantio seria para uso medicinal, já que um deles sofreria de depressão. Vinte pés de maconha medindo cerca de um metro de altura foram arrancados e apreendidos pelos militares. Simultaneamente, ação da PM na comunidade da Linha apreendeu dois quilos de maconha.

A descoberta aconteceu depois de denúncia anônima recebida pela guarnição da PM que atua na região. A informação seria de que Luis Alberto Galo Bernardo, o “Betão”, 42 anos, que manteria um estilo de vida alternativo (Hippie), cultivava o entorpecente no quintal de sua chácara. Dois pés cresciam em um vaso na frente da casa e os demais em uma área exclusivamente mantida nos fundos, de pouco acesso de visitantes.

A companheira de “Betão”, Luciana Alves Faria, 35 anos, também foi detida e levada para a 123ª Delegacia de Polícia de Macaé. A mulher teria dito que não sabia que se tratava de maconha a planta em sua casa.

A perícia criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli foi para o local e realizou a pericia. Após avaliação da autoridade policial (delegado) na 123ª DP, todo material será encaminhado ao ICCE, e em seguida, levada para ser incinerado no órgão na Capital.

A alegação dos suspeitos, por enquanto, não condiz com o Código Penal, já que ainda depende de discussão no Congresso Nacional se o uso ou o plantio para uso próprio deixará de ser crime. Por enquanto, se forem autuados na delegacia, deverão responder por tráfico de drogas ou associação ao tráfico. Em maio deste ano, a comissão de juristas que prepara o anteprojeto com alterações no Código Penal aprovou a proposta de descriminaliza o uso de drogas.

De acordo com o texto, não há crime guardar, adquirir, depositar, transportar ou plantar droga para consumo próprio. Atualmente, a lei considera crime de menor potencial ostensivo com pena alternativa a pessoa flagrada com pequena quantidade de drogas. A avaliação se o cultivo é para uso pessoal ou para comércio será da Justiça. Até o final desta edição casal ainda prestava depoimento na delegacia.

2 comentários:

  1. Enquanto isso...
    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/09/tomas-correia-pede-suspensao-do-prazo-de-emendas-ao-projeto-de-reforma-do-codigo-penal

    ResponderExcluir
  2. Putz se o cara tava cultivando pq ele aqueles tijolos de prensado?

    ResponderExcluir