Fonte: Drug Policy
- A terra do Tio Sam gasta mais de US$ 51 bilhões anualmente na fracassada Guerra às Drogas.
- Em 2010, 1.638.846 pessoas foram presas por acusações não-violentas de drogas. Destes, 750.591, ou 88% delas, foram enquadradas apenas por posse. Yeah, babe… Mais de um milhão e meio de pessoas!
- Em 2009, 2.424.279 pessoas, ou seja, 1 de cada 99 adultos, foram encarceiradas, a taxa mais alta do mundo. Aqui no Brasil, Dos cerca de 474 mil presos, 18% cumprem pena por crimes de drogas.
- Por acaso, dois terços dos presos por delito de drogas são afro-americanos ou hispânicos. Só por acaso, lógico. É normal existir essa proporção, ainda que as taxas de uso e venda sejam as mesmas pra americanos caucasianos e esses grupos.
- A canábis medicinal é regulamentada em 18 estados americanos. O primeiro estado a tomar a iniciativa foi a Califórnia, em 1996. Connecticut entrou na lista este ano.
- O estado da Califórnia poderia arrecadar quase um trilhão e meio de dólares caso regulamentasse e taxasse a venda da erva. Um TRI-lhão! Pasmem!
- O México é um dos países que mais sofre com os cartéis de drogas. Em 2010, 3.111 pessoas foram assassinadas em Juarez, a cidade que é o epicentro do narcotráfico.
- Mais de 200 mil estudantes perderam a elegibilidade para o auxílio federal por causa de condenação relacionada à droga.
- Só em 2007, 27.658 pessoas morreram em decorrência de overdose acidental. Os opiódeos analgésicos prescritos causam mais mortes do que heroína e cocaína juntas.
- A cada ano, 32 mil pessoas são infectadas pelo HIV e hepatite C compartilhando seringas contaminadas. Aqui em São Paulo, a prefeitura distribui o Kit Injete Segurocomo medida de redução de danos.
- Se as drogas atualmente ilegais fossem tributadas com taxas comparáveis ao álcool e o tabaco, o governo americano arrecadaria US$46.7 bilhões de dólares.
- Tradaução: SemSemente
Nenhum comentário:
Postar um comentário