Fonte: Agência Senado
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 763/2011, apresentado na última quarta-feira (21), estabelece uma multa para o usuário de drogas ilícitas. A proposta, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), determina que o valor da multa ficará entre R$ 200,00 e R$ 1 mil. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad).
Para o autor, a multa teria um fim pedagógico, já que poderia ser aplicada ao mesmo tempo que outras penas previstas na legislação como advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade ou comparecimento a programa educativo.
Na justificativa do projeto, o senador lembra que, com a edição da Lei 11.343/2006, a legislação brasileira passou a considerar o usuário de drogas ilícitas como uma vítima e o foco da questão, em relação aos usuários e dependentes, "está calcado na prevenção e reinserção social, tanto que a sanção privativa de liberdade e pecuniária foram abolidas".
Na visão do senador, no entanto, para o efetivo combate ao tráfico de drogas, é necessário que o estado adote medidas em desfavor dos que alimentam esse comércio. Sérgio Souza diz que "as penas para o usuário de drogas são muito brandas e não desestimulam a prática ilícita. É preciso sinalizar para o usuário de drogas que ele corre graves riscos pessoais, no campo legal, caso seja apanhado consumindo drogas ou caso se envolva em crimes sob o uso de drogas".
O projeto também cria nova circunstância agravante quando o agente comete crime sob efeito de substância psicoativa. Para o parlamentar, "a guerra contra o tráfico de drogas jamais será vencida sem a punição eficaz dos usuários". A matéria está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
"É preciso sinalizar para o usuário de drogas que ele corre graves riscos pessoais, no campo legal, caso seja apanhado consumindo drogas ou caso se envolva em crimes sob o uso de drogas." bem nessa, tem que deixar claro pro usuário os perigos do uso, tem o perigo de tomar uma dura polical, pode apanhar ou também pagar uma multa caso isso for aprovado? adoro o Brasil.
ResponderExcluirparece que ninguem enxerga que esse povo só quer saber do nosso dinheiro!!!
ResponderExcluirQuem é contra a legalização é a favor do tráfico.
Essa medida desse senador só serve pra explorar mais ainda o usuário, e nada de mexer com o trafica pefigoso... tsc. tsc.tsc.
Legalizaram a extorsão?
ResponderExcluirLEGALIZAÇÃO DA PROPINA
ResponderExcluir.
Manter a maconha proibida eleva seu valor de mercado, favorece a corrupção e incentiva o tráfico. Agora a corja de mercenários arrajou um jeitinho "legal" de aumentar os lucros decorrentes do mercado negro legalizando a propina que eles já recebem.
Brasil = bando de espertalhões comandando uma massa de jumentos.
QUEM ALIMENTA O NARCOTRÁFICO SÃO OS CONSERVADORES PROIBICIONISTAS. NÃO ENTREGAM O DINHEIRO PESSOALMENTE, MAS DEIXAM O CENÁRIO PROPÍCIO PARA QUE O FINANCIAMENTO ACONTEÇA.
ResponderExcluir