A palestra "Toda a verdade sobre o Santo Daime" parte 1, será realizada no dia 19 de maio. Trata-se de um ciclo de palestras, nas quais também serão realizados debates sobre o tema entre a sociedade e os organizadores e porta-vozes da Federação da Ayahuasca. O evento terá início às 19h30 na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO), Setor Leste Universitário, Rua 256, esquina com Av. Anhanguera (em frente a Praça da Bíblia). A entrada é franca.
De acordo com o professor Wendell Nunes Alves, um dos organizadores do evento, a sociedade precisa de esclarecimentos, "Após os últimos fatos acontecidos, veiculados pela mídia, instaurou-se uma grande confusão com relação ao assunto Santo Daime", Wendell afirma que esta confusão é causada pela existência de um falso Santo Daime, que mistura drogas como a maconha e cocaína ao consumo da Ayahuasca, além de realizarem o comércio do Daime.
"As pessoas devem saber do que se trata. O preconceito provém da ignorância sobre o assunto. Existem sim, lugares sérios que fazem um uso correto da Ayahuasca", afirma. Segundo ele, a falta de discussões sérias e abertas sobre a Ayahuasca ocasiona uma visão distorcida por parte da sociedade. "Pretendemos abrir o debate e apresentar parte do que realmente é o Daime ou Ayahuasca".
Conheça a bebida
A Ayahuasca é uma bebida indígena preparada a partir de duas plantas originárias da Amazônia, conhecidas como a folha chacrona e o cipó jagube, e é utilizada em rituais há vários séculos. Atualmente também tem feito parte de rituais espiritualistas dentro da sociedade. Uma das linhas ayahuasqueiras mais conhecidas do Brasil é o Santo Daime, que surgiu no Acre, fundado pelo seringueiro Raimundo Irineu Serra na década de 1930.
Segundo o Conselho Nacional sobre Drogas (CONAD), o "Vinho das Almas", como também é conhecida a Ayahuasca, não é uma droga, pois uma substância, para ser considerada como tal, deve conter uma concentração de 2,0% ou mais de dimetiltriptamina (DMT). A DMT, substância de maior efeito psicoativo da Ayahuasca, apresenta-se numa concentração em torno de 0,02%, percentual 100 vezes menor do que o índice exigido pelo Conselho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário