quinta-feira, 1 de abril de 2010

Maconha pode ser a porta de entrada para outras drogas, afirmam cientistas [Da Veja]

Da Veja

O uso ocasional da maconha pode levar os jovens a se viciarem em outras drogas, sugere um novo estudo realizado pela Universidade New South Wales, na Grã-Bretanha.

Os especialistas disseram que, assim como os usuários frequentes, os jovens que consomem a droga de vez em quando tendem a experimentar outras substâncias ilícitas anos mais tarde.

O levantamento acompanhou durante uma década 2.000 estudantes entre 13 e 14 anos. A professora Louisa Degenhardt, líder do grupo de pesquisa, disse que existe uma forte relação entre o uso da maconha e o vício em outras drogas e ressaltou a influência negativa que a substância exerce na vida dos futuros adultos.

A pesquisa de Degenhardt foi publicada na revista especializada British Journal of Psychology e mostra que adolescentes que ocasionalmente fumam maconha possuem até três vezes mais chances de usarem drogas pesadas quando chegarem aos 20 anos. Os jovens que fazem uso da maconha uma vez por semana possuem 12 vezes mais chances de sofrer com problemas de dependência química na vida adulta.

Um comentário:

  1. Gráfico? Dados?
    Porta de entrada não é um termo legal. Dá a entender que a maconha estimula o uso de outras drogas, e creio eu que qualquer um daqui pode corroborar minha afirmação certo? Senão, por favor dê as caras seja lá quem foi que fumou um beck e sentiu vontade de injetar heroína pelas veias.
    O problema é que sendo ilegal, os usuários entram em contato com o mundo do tráfico e isso facilita o acesso a outras drogas. Logo, uma pessoa que tem vontade de experimentar outras drogas, consegue com mais facilidade.

    ResponderExcluir